OIT alerta sobre ‘crianças trabalhadoras’ em situações de risco


Alerta da Organização Internacional do Trabalho, OIT, mostra que, a cada minuto, uma criança é vítima de acidente de trabalho, doença ou trauma psicológico relacionado a atividades laborais. Estima-se que haja 215 milhões de crianças trabalhando em todo o mundo.
215 milhões de crianças trabalham.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU, em Nova York.*
Mais de 115 milhões de crianças que trabalham estão atuando em atividades de risco. A afirmação é da Organização Internacional do Trabalho, OIT.
No relatório “Trabalho Perigoso Infantil: O Que se Sabe, o Que se Precisa Saber”, publicado nesta sexta-feira, em Genebra, a agência pede ação urgente para acabar com a prática.
Trauma Psicológico
Segundo a OIT, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento, a cada minuto uma criança é vítima de um acidente de trabalho, doença ou trauma psicológico. De acordo com o relatório, entre 2007 e 2009, o Brasil registrou 2,6 mil ferimentos em crianças trabalhadoras.
O informe foi lançado para marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, neste domingo 12 de junho. Dados da agência da ONU revelam que 60% das crianças que trabalham são meninos e rapazes.
Cinco Pessoas
O moçambicano, Alexandre de Jesus, de 17 anos, transporta cargas numa carroça para alimentar cinco pessoas na família. como contou à Rádio ONU, de Maputo, capital do país.
“Estou a cuidar de cinco pessoas. Por dia, o rendimento é variável. Se não estivesse a fazer este trabalho gostaria de continuar com os estudos mas do meu trabalho vive a minha mãe e três filhos meus”, disse.
Em 2010, a OIT advertiu que os esforços para eliminar as várias formas de trabalho infantil perigoso estariam diminuindo. Uma das preocupações é o impacto da crise financeira sobre a erradicação do problema até 2016.
*Apresentação: Luisa Leme, da Rádio ONU em Nova York.
Fonte: Rádio ONU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18