Lula critica "campanha do ódio" e peso da religião na campanha eleitoral

Andréia Martins
Do UOL Eleições
Em São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva votou por volta das 9h30 neste domingo (31) em São Bernardo do Campo, tradicional reduto petista, acompanhado da primeira dama Marisa Letícia, do candidato derrotado ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante (PT) e do senador Eduardo Suplicy.

Depois de votar, Lula disse que o presidenciável José Serra (PSDB) sairá "menor dessa campanha". Em entrevista coletiva, ele ainda criticou o que classificou de “campanha do ódio” por parte da oposição e o peso da religião na campanha eleitoral.

“A gente tem que aproveitar a campanha para elevar o nível de consciência da população brasileira. Não para ficar acusando, criando uma consciência preconceituosa”, disse o presidente ao criticar o tom de "agressividade" usado pela oposição contra a candidata Dilma Rousseff (PT) e o preconceito pelo fato de ter uma candidata mulher.

“Temos um preconceito na política. Isso foi demonstrado agora. (...) Isso não muda com a lei, é um problema cultural”, completou Lula.

O presidente ainda comentou o tom agressivo da campanha, baseado em acusações. “É uma coisa delicada. A questão da disseminação do ódio e do preconceito. É uma coisa muito grave”.

Para Lula, os partidos devem se reunir após as eleições para repensar os fatos da corrida presidencial e o peso que a religião ganhou, especialmente no segundo turno em torno da discussão do aborto. “As igrejas vão ter que pensar o seu papel porque muita gente usou e abusou o direito de liberdade na campanha”, disse.

Lula ainda falou sobre as eleições em geral, e ao citar que o Congresso é “reflexo da sociedade”, se disse contrário à tentativa de impedir que o palhaço Tiririca assuma a cadeira de deputado federal. No dia 3 de outubro, o humorista foi o mais votado do Brasil para o cargo.

“Acho uma cretinice o que estão fazendo com o Tiririca”, disse. Para o presidente, impedir que Tiririca seja eleito é "desrespeitar um milhão de pessoas que votaram nele. Quem está pedindo para ele fazer prova [para mostrar que ele não analfabeto] é que tem que fazer”, finalizou.

Fonte: UOL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18