ONU discute combate à violência sexual contra crianças

Conselho de Direitos Humanos analisa causas do abuso sexual dentro de casa, em escolas, cuidados de saúde, sistemas de justiça, trabalho e comunidade; representante especial do Secretário-Geral sobre Violência contra Crianças disse que cada país precisa definir uma agenda estratégica.

Vítima de violência

Vítima de violência

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

O combate à violência sexual contra crianças foi tema do encontro anual do Conselho de Direitos Humanos nesta quarta-feira em Genebra, na Suíça.

Na abertura da reunião, o diretor do órgão, Bacre Waly Ndiaye, disse que entre todas as formas de violência contra meninos e meninas, o abuso sexual é o mais repugnante.

Consequências

Ele afirmou que as crianças ficam feridas fisicamente e mentalmente de maneira terrível, com consequências para toda a vida.

Durante o encontro, um painel formado por relatores da ONU analisou as causas da violência sexual contra crianças dentro de casa, em escolas, cuidados de saúde, sistemas de justiça, trabalho e comunidade.

Os especialistas também avaliaram situações de conflito, emergências e desastres.

A representante especial do Secretário-Geral sobre Violência contra Crianças, Marta Santos Pais, disse que cada país precisa definir uma agenda estratégica para prevenir e identificar violência sexual contra meninos e meninas.

Ambiente Protetor

Ela afirmou que, em todas as regiões, experiências refletem a necessidade de compromisso para a construção de um ambiente protetor para as crianças.

O relator especial da ONU sobre Tortura, Manfred Nowak, ressaltou que o número de crianças presas está aumentando, com risco de abuso e maus-tratos por policiais, agentes penitenciários e outros detentos.

A representante especial de Ban Ki-moon para Crianças e Conflitos Armados, Radhika Coomaraswamy, disse que os estupros cometidos em tempos de guerra, contra crianças e mulheres, é uma manifestação terrível em áreas de confronto.

Fonte: Rádio ONU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18