Banco Mundial diz que é preciso colocar pobres no mapa

Diretor-gerente do órgão lembra que 70 mihões de pessoas são adicionadas à população urbana global todos os anos, a maioria em nações em desenvolvimento; 5º Fórum Urbano Mundial, no Rio de Janeiro, terá debate sobre os desafios do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.

Pobreza e desenvolvimento

Pobreza e desenvolvimento

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.*

O Banco Mundial pediu mais investimentos para melhorar o acesso à infraestrutura básica, serviços sociais e empregos nas cidades de países em desenvolvimento.

O diretor-gerente do órgão, Juan Jose Daboub, disse durante o 5º Fórum Urbano Mundial, que acontece no Rio de Janeiro, que os governos precisam colocar os pobres do planeta no mapa.

População Urbana

Ele lembrou que 70 mihões de pessoas são adicionadas à população urbana global todos os anos, a maioria em nações em desenvolvimento.

Daboub ressaltou a importância do aperfeiçoamento de gestão, financiamento e governança das cidades. As melhorias, segundo ele, vão estimular o setor privado para a criação de empregos e crescimento.

A chefe do escritório regional para a América Latina do Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, UN-Habitat, Cecilia Martinez, disse à Rádio ONU, do Rio de Janeiro, que é importante que políticos e tomadores de decisão identifiquem os problemas urbanos.

"As condições de algumas cidades melhoraram mas ainda há muito o que fazer. A mensagem mais importante e geral é que estamos preocupados em melhorar as condições de habitação dos pobres", afirmou.

Copa do Mundo

O evento terá nesta terça-feira uma sessão especial sobre o Haiti e um debate sobre os desafios do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, além de outros painéis de discussão. O 5º Fórum Urbano Mundial vai até 26 de março no Rio de Janeiro.

*Com reportagem de Arthur Orlando, do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (Unic-Rio).

Fonte: Rádio ONU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18