Karadzic nega genocídio contra muçulmanos durante guerra na Bósnia

Tribunal de Haia concede adiamento do julgamento do ex-líder sérvio acusado de genocídio e crimes contra a humanidade. Durante dois dias, réu assumiu sua autodefesa, culpando muçulmanos e Ocidente pela guerra na Bósnia.

O julgamento do antigo líder do sérvios da Bósnia, Radovan Karadzic, perante o Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Iugoslávia foi adiado por tempo indeterminado. Deferindo um recurso apresentado pelo réu, o juiz O-Gon Kwon lhe concedeu mais tempo para preparar sua autodefesa. Ainda não foi divulgada a data de retomada do julgamento.

Em outubro passado, Karadzic havia boicotado o início de seu julgamento em Haia, alegando não ter tido tempo suficiente para estudar as atas. O réu de 64 anos pretendia assumir ele mesmo sua defesa. Em decorrência do boicote, o tribunal decidiu convocar o jurista britânico Richard Harvey como advogado de ofício. Karadzic recorreu da decisão, sem êxito, no entanto.

O julgamento do líder sérvio acusado de crimes de guerra nos anos 90 fora reiniciado nesta segunda-feira (01/03), após uma pausa de quatro meses. Apesar da presença do advogado, Karadzic assumiu sua autodefesa, alegando apenas ter defendido os sérvios da Bósnia contra os fundamentalistas islâmicos, que – segundo ele – teriam reivindicado o país para si após a dissolução da Iugoslávia.

Fonte: DEUTSCHE WELLE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18