Senador Evangélico é o novo líder do PT no Senado Federal


Novo líder do PT no Senado Walter Pinheiro
(Foto: José Cruz / Agência Senado)
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) é o novo líder da bancada no Senado.


A decisão foi anunciada na última quinta-feira (01/02), ao final da reunião de senadores petistas.

Pinheiro destacou-se em 2011 por sua atuação como relator do Plano Plurianual (PPA) para o período 2012-2016. No ano passado, ele também relatou a Lei de Acesso à Informação e a regulamentação da TV por assinatura.

Conheça o perfil do parlamentar:

Natural de Salvador (BA), Walter de Freitas Pinheiro começou a carreira profissional na antiga Telebahia no final da década de 70, na chefia de importantes centros de manutenção e operação na capital.

Sua trajetória política começa no sindicalismo. No Sinttel (Sindicato dos Telefônicos), exerceu a presidência na Bahia; foi fundador da CUT, secretário geral e membro da direção nacional da entidade; coordenou o Movimento Nacional em Defesa do Serviço Público e das Estatais e foi o responsável pela primeira experiência de federação independente com a construção da FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações), assumindo sua coordenação geral.

Evangélico (Batista) Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), disputou sua primeira eleição em 1986 como candidato a deputado estadual; em 1992, foi eleito vereador de Salvador, assumindo a liderança da bancada e escolhido pela imprensa entre os melhores da capital. Na quarta e última eleição para deputado federal, em 2006, obteve o maior número de votos do PT no Brasil – 200.894 votos em 414 do total de 417 municípios baianos.

Em 2008, assumiu a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, colegiado do qual sempre foi titular; o programa Banda Larga nas Escolas foi fruto de acordos intermediados com governo, empresas e a comissão durante sua gestão. Assim também a negociação para que as operadoras, em contrapartida à implantação da tecnologia 3G, façam chegar sinal de celular a todos os municípios brasileiros.

Em 2009, Pinheiro se licenciou para assumir, a convite do governador Jaques Wagner, a pasta de Planejamento do Governo da Bahia, com a tarefa de garantir investimentos para o estado em um ano de crise financeira mundial. Para encarar o desafio, foi fundamental o traquejo político, institucional e técnico de Pinheiro na articulação entre União e Congresso Nacional.

Dedicado, Pinheiro experimentou na gestão do Planejamento o mesmo destaque que teve na Câmara dos Deputados: desde o seu primeiro mandato de deputado federal, figurou na lista dos cem mais influentes parlamentares do Congresso. Tanto que a ausência do seu nome em 2009, por estar licenciado do mandato, mereceu uma nota do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), responsável pelo estudo.

Walter Pinheiro se elegeu senador da República em 2010 com 3.630.944 votos, sendo o mais votado na Bahia. Com informações do site do senador Walter Pinheiro/PIB-Juína

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18