Kassab usa até voto Evangélico para seduzir PT


 O prefeito Gilberto Kassab esforça-se para dar uma ossatura teórica ao projeto de juntar o seu PSD ao PT na eleição municipal de São Paulo. Para persuadir o pedaço do petismo que ainda resiste à aproximação, Kassab leva à mesa até o voto evangélico.
No prognóstico de Kassab, desenhado em privado, a disputa paulistana será definida em dois turnos. Sem José Serra, ele não vê o PSDB no segundo round. Acha que estarão no páreo o candidato do PT, Fernando Haddad, e o do PMDB, Gabriel Chalita.
Avalia que, para prevalecer, Haddad terá de agregar ao seu cacife “natural” os votos de gente que costuma torcer o nariz para o PT. É nesse ponto da equação que Kassab se inclui.
Na conta do prefeito, Haddad saltará dos 5% que o Datafolha lhe atribui em seu melhor cenário para o percentual histórico de votos do PT –“entre 30% e 33%”, ele estima. Kassab imagina que seu apoio adicionará à conta algo como 15%.
Nessa antevisão, Haddad seria alçado a patamares situados no intervalo de 45% a 48%. Para vencer, precisa ultrapassar a barreira dos 50%. O triunfo viria, segundo Kassab, do eleitorado evangélico. Um voto que ele diz ser capaz de prover.
Entre quatro paredes, Kassab jacta-se de ter construído pontes com lideranças religiosas como Silas Malafaia, um telepastor da Igreja Assembléia de Deus-Vitória em Cristo. Acha que conseguirá adicionar ao cesto de Haddad algo entre 5% e 7% de votos oriundos do nicho evangélico.
De acordo com o último Datafolha, veiculado em 27 de janeiro, 14% dos eleitores paulistanos declaram que poderiam votar num candidato apoiado por Kassab. Um percentual muito próximo dos 15% que o prefeito inclui como cota pessoal nas contas que faz.
Porém, a pesquisa também mostrou que o apoio do prefeito afastaria do candidato de sua predileção quase metade do eleitorado –46% afirmam que não votariam num postulante apoiado por Kassab. Um dado que o potencial aliado do PT se abstém de considerar.
De resto, a companhia de Kassab embaralharia o discurso do petismo. Haddad teria de fazer ginástica retórica para justificar a parceria com um personagem a cuja gestão o PT sempre se opôs. Lula dá de ombros para as contradições. Defende enfaticamente a aliança.
Kassab deseja indicar o vice de Haddad. Seu preferido é o atual secretário de Educação da prefeitura, Alexandre Schneider. O predileto de Lula é o ex-presidente do BC Henrique Meirelles, que não se mostra, por ora, encantado pela ideia.
A despeito de todos os senões escondidos atrás dos acenos que dirige ao PT, Kassab parece considerar-se o aliado mais poderoso que ele conhece. Multiplica o seu valor por sua autoestima. Ou divide-o por sua autocrítica. Com informações Blog do Josias. Via: jovensqueoram.blogspot.com

Comentários

Jovens Que Oram disse…
Tensão PT e evangélicos


Presidente do PSC e líder da Assembleia de Deus, Pastor Everaldo Pereira está bem incomodado com Gilberto Carvalho. Durante a campanha, Gilberto era só amores com o pastor e sua capacidade de seduzir o eleitorado evangélico, naquela época bastante ressabiado com Dilma Rousseff. Agora, os dois não se falam desde agosto.

Uma frase dita por Gilberto Carvalho em uma recente palestra incendiou ainda mais a relação com Everaldo:

- É preciso fazer uma disputa ideológica com os líderes evangélicos pelos setores emergentes.

A permanente tensão entre petistas e evangélicos terá encontro marcado nas eleições 2012. Os líderes prometem infernizar a vida de Fernando Haddad por criar o famoso kit anti-homofobia no Ministério da Educação.

Um dos atrativos para o PT se aliar com Gilberto Kassab em São Paulo está na capacidade de entrada do PSD no eleitorado evangélico.

O partido tem entre os seus filiados Arolde de Oliveira, dono da maior gravadora gospel do país; Samuel Malafaia, irmão de Silas Malafaia; Marcos Soares, filho de R.R. Soares; e Marcelo Aguiar, um cantor gospel ligado a Igreja Renascer.

Por Lauro Jardim
Por Lauro Jardim

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18