Neurocientistas afirmam que livre-arbítrio não existe


Para os estudiosos o cérebro já está pronto para decidir as atitudes que iremos tomar sem nos dar possibilidade de escolha.

Não é de hoje que a ciência tenta desmentir conceitos básicos da religião, mas dessa vez não foram os filósofos ou físicos, mas neurocientistas que através de estudos entenderam que o livre-arbítrio não existe.

A tese de que o livre-arbítrio é uma ilusão é defendida por eles com um vasto arsenal de dados colhidos através de estudos e pesquisas. Em uma delas foi possível mapear a atividade cerebral antes que a pessoa tivesse consciência do que iria fazer. Sendo assim ficou provado que a uma pessoa não tem o poder de escolher ou não fazer aquilo que já está programado para acontecer.

Entre as pesquisas que formam a opinião desses neurocientistas está o estudo do psicólogo Benjamin Libet que mostrou que uma região do cérebro coordena a atividade motora segundos antes de a pessoa tomar uma decisão, no caso da pesquisa era apertar o botão.

Em 2011 a revista científica PLoS ONE publicou o estudo de Stefan Bode que realizou exames de ressonância magnética em 12 voluntários com idades entre 22 e 29 anos e através desse exame conseguiu prevê as atitudes que seriam tomadas pelos jovens sete segundos antes deles tomarem a consciência do que faziam.

Diversas outras pesquisas já tentaram comprovar se o livre-arbítrio existe realmente, mas nenhuma delas conseguiu encontrar uma diferença tão grande entre a atividade cerebral e o ato consciente. Com esses estudos os neurocirurgiões entenderam que antes da pessoa decidir o que fazer uma atividade cerebral já foi acionada em seu cérebro.

Contradições com as religiões

Se a Bíblia narra que o homem tem livre-arbítrio para decidir seus atos, esses estudam tentam comprovar que o cérebro já está programado para tomar decisões e que ele apenas convence seu ‘dono’ que o responsável foi ele. A Revista Veja publicou em seu site uma matéria especial sobre o assunto afirmando que o cérebro e a mente são a mesma coisa.

Nessa reportagem encontramos um vídeo de Steven Pinker, psicólogo da Universidade de Harvard e autor do livro Como a Mente Funciona, falando sobre sua visão a respeito do livre-arbítrio. “Eu acho que nosso comportamento é o produto de processos físicos no cérebro”, diz ele que não acredita que a pessoa pode decidir seus atos.

Mas Pinker diz também que devido a grande complexidade do sistema central não é possível fazer previsões sobre as escolhas humanas de um modo simples. Do Gospel Prime com informações da VEJA.

Jovens Que Oram

Comentários

Anônimo disse…
SE VCS SAO REALMEMNTE CRISTAOS QUE ORAM
ESTA ESCRITO EU VOS CHAMEIS JOVENS POIS SAO FORTES E A PALAVRA DE DEUS HABITA EM VOCES E JA VENCESTES O MALIGNO.
OREM MA S OREM MESMO.
A GUERRA JA FOI DECLARADA. MAS QUEM ESTA A FRENTE E O SENHOR DOS EXERCITOS QUE NUNCA PERDEU UMA BATALHA SEQUER.

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18