Congresso Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino

O alvo do Congresso é reunir em Juazeiro do Norte 1.000 líderes de todas as regiões do Brasil. Delegados das diversas denominações, das missões, dos seminários, das editoras, e de outras organizações evangélicas.


O Congresso deverá mostrar uma visão ampla do Sertão Nordestino

- Quem é o Sertanejo. Suas crenças. O ambiente em que ele vive.
- Panorama sócio-econômico do Sertão Nordestino.
- Panorama cultural.
- A influência do Padre Cícero, Frei Damião, e de outros religiosos, na religiosidade do sertanejo.
- A situação do desenvolvimento evangélico na região.
- Como vencer as barreiras para implantar igrejas evangélicas em lugares nos quais ainda não conseguimos nos estabelecer.

O Congresso deverá deixar claro que há dois Nordestes
- O Nordeste mais desenvolvido. É o Nordeste do litoral, das capitais, das praias ensolaradas, dos shoppings, da economia forte, culturalmente desenvolvido, com muitas igrejas evangélicas, e movimentos evangélicos em expansão.
- O Nordeste pouco desenvolvido. O interior de nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe. Onde há ainda muito analfabetismo; milhões abaixo da linha da pobreza; muita superstição.

No Sertão Nordestino a porcentagem de evangélicos é baixíssima: menos de 4%. Centenas de cidades com menos de 2% de evangélicos. Muitas com menos de 1%. Milhares de povoados sem nenhuma igreja evangélica. 71% das cidades menos evangelizadas do Brasil estão no Sertão Nordestino. Das 485 cidades brasileiras com menos de 3% de evangélicos, 343 estão no Sertão Nordestino. 12.000 comunidades rurais, ou vilarejos, sem igrejas. No caso do Estado do Ceará, 97% dos crentes estão na área de Fortaleza. Os outros 3% estão distribuídos no interior.

O Nordeste todo tem em torno de 53 milhões de habitantes.
Cerca de 46 milhões vivem no Sertão. 16 milhões na área rural.

Por que um Congresso tão grande
em Juazeiro do Norte?
Juazeiro do Norte fica bem no coração do Sertão Nordestino. A distância de Juazeiro para as capitais dos nove estados, é de 600 a 700 km. Apenas duas capitais ficam mais longe: Salvador 900 km; São Luiz 1.000 km.

Juazeiro do Norte tem cerca de 300.000 habitantes. Crato, cerca de 140.000. Barbalha, 60.000 habitantes. Cerca de 500.000 habitantes nessa segunda região metropolitana do Estado do Ceará. Um oásis no Sertão, com grande desenvolvimento econômico. As igrejas evangélicas vêm crescendo bastante nos últimos anos nessa área. Contudo, ainda representam menos de 3% desses 500 mil habitantes!

Paulo, apóstolo dos gentios, trabalhou em Éfeso durante três anos. Éfeso era a cidade pólo da Ásia Menor. Ao final de três anos, toda a Ásia Menor tinha sido tocada com o Evangelho. Não há mais campo por aqui, disse ele.

Juazeiro do Norte tem sido a capital espiritual da idolatria, do sincretismo religioso e da superstição. A figura do Padre Cícero tem sido exportada para todo o Nordeste e para todo o Brasil.

Seria possível transformar essa região
em centro de influência evangélica
para todo o Sertão Nordestino?

O Congresso Nacional de Evangelização deverá ser o marco inicial do Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino, que é um projeto de 10 anos (2012 a 2022). Deseja-se implantar 10.000 igrejas nesses 10 anos, em todo o Sertão. Isto só será possível se conseguirmos 2.000 parceiros: denominações, missões, igrejas locais e outras organizações.

Esperamos conseguir realizar 6 congressos:
2012, 2014, 2016, 2018, 2020, 2022.

Cada Congresso deverá ser realizado em diferentes cidades do Sertão Nordestino. Em 2013 deverá ocorrer o Congresso de Jovens. Esperamos atrair 2.000 jovens de todo o Brasil, de todas as denominações, missões, igrejas locais e outras organizações. Eles serão desafiados para participarem do Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino.

Entre 2013 e 2014 deverá haver um Congresso de Mulheres na região. Espera-se poder organizar também um congresso de homens e um congresso de empresários evangélicos. Tudo isto deverá estimular muitos pastores e líderes para participarem desse desafio extraordinário que é a evangelização do Sertão Nordestino.

Se conseguirmos estimular os evangélicos de todo o Brasil para olharem para o Sertão Nordestino como campo missionário prioritário, certamente alcançaremos os alvos propostos.

A região menos evangelizada do Brasil poderá tornar-se, a região mais evangelizada do Brasil.

Tem vindo ao meu espírito um pensamento constante: O Congresso e o Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino poderão se tornar motivação forte para um novo grande despertamento de missões. A ênfase forte em missões nacionais poderá transbordar para missões mundiais. O Brasil poderá ser o celeiro de missões para muitas nações.

À medida que trabalho para que o Congresso Nacional aconteça, fico me perguntando: Será que estamos no limiar de uma grande experiência de avivamento no Brasil? Quais seriam as ênfases desse avivamento? Missões? Implantação de muitas obras sociais? Aprofundamento da vida cristã? Um poderoso mover do Espírito Santo, ao reverso? Em vez de ser das capitais para o interior, poderá ser do interior para os grandes centros?

Você poderá cooperar, e muito: 1. Intercedendo; 2. Envolvendo-se na preparação do Congresso; 3. Contribuindo financeiramente.

Juazeiro do Norte fica no centro geográfico do Nordeste. Distâncias de Juazeiro para todas as capitais do Nordeste
Fortaleza, CE - 585km
Teresina, PI - 609 km
Recife, PE - 626 km
Natal, RN - 630 km
João Pessoa, PB - 631 KM
Maceió, AL - 650 km
Aracajú, SE - 691 km
Salvador, BA - 908 KM
São Luiz, MA – 1038 km

www.congressosertaonordestino.com.br
Email: congresso.sertaonordestino@gmail.com
Telefone em Juazeiro do Norte: (88) 3512-6041
Telefone em São Paulo: (11) 4136-4773/4204-1176

OFERTAS

Associação Evangelística Visitação de Deus – Congresso
CNPJ: 14.152495/0001-15
Caixa Econômica Federal - Agência 0032 Operação 03 C/C 1634-8

VENHA PARTICIPAR DO CONGRESSO NACIONAL DE EVANGELIZAÇÃO DO SERTÃO NORDESTINO
19 a 23 de Março de 2012 em Juazeiro do Norte, CE

Pastor Jonathan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18