Ministério Feminino: Força Onde Cada Vez Mais as Mulheres se Destacam

O ministério feminino tem ganhado força onde cada vez mais as mulheres se destacam.

Em mais e mais igrejas evangélicas a figura das pastoras, diáconas, presbíteras e até bispas já se tornou comum. Já no passado ocorria diferente, quando ao gênero feminino eram reservados cargos de menor visibilidade, como cuidar de crianças ou lecionar na Escola Dominical.

Segundo pesquisa da SEPAL (Servindo Pastores e Líderes), quase 60% dos crentes brasileiros são mulheres. É notável que a membresia feminina demorou bastante para sair das posições eclesiásticas periféricas e conseguir ascender à liderança.

“A Igreja passou a responder às necessidades da sociedade e essa mudança de paradigma se deu na medida em que a sociedade abriu-se para a liderança feminina nas mais diversas áreas,” diz o missionário Luis André Bruneto, coordenador de pesquisas da organização Servindo Pastores e Líderes (SEPAL).

Uma explicação para abertura à mulher é o surgimento de milhares de novas congregações evangélicas.

“Isso se deu devido à necessidade de líderes que a própria Igreja possui,” acrescentou Bruneto. E as mulheres foram naturalmente pondo a mão no arado.

Denominações tradicionais como a Metodista e a Luterana adotam tradicionalmente o pastorado feminino, franqueando às mulheres até cargos de direção em suas organizações.

“Essa participação da mulher é ativa, fluente e expressiva,” concorda a coordenadora nacional das Mulheres Quadrangulares, Mara de Barros Flores. “Já está provado que temos a capacidade, o amor e a unção necessários para o crescimento da Igreja.”

Sonia do Nascimento Palmeira, presidente da Confederação de Mulheres da Igreja Metodista do Brasil, mostrou o exemplo de Marta Watts, primeira missionária da denominação a chegar ao Brasil, para destacar a importância do protagonismo feminino na obra de Deus.

A obreira, vinculada à Sociedade de Missões Estrangeiras das Mulheres da Igreja Episcopal do Sul nos Estados Unidos veio com a tarefa de educar crianças e moças. No mesmo ano, fundou o Colégio Piracicabano, em Piracicaba (SP), que hoje é conhecido como Centro Cultural Marta Watts.

Fonte:christian post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18