Municípios brasileiros integram projeto social do Pnud
Agência da ONU vai capacitar funcionários das prefeituras, do setor privado e do terceiro setor de quatro municípios do Brasil; cidades ficam no Pará, Ceará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento escolheu quatro cidades brasileiras para integrarem o Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local.
A iniciativa é uma parceria do Pnud com a Confederação Nacional de Municípios do Brasil, CNM, e deve beneficiar as cidades de Abaetetuba no Pará, Barbalha no Ceará, Jaguarão no Rio Grande do Sul e Marliéria em Minas Gerais.
Apoio
Segundo a agência da ONU, os quatro municípios devem receber US$1,8 milhão, pouco mais de R$3 milhões. Os recursos serão usados para capacitar funcionários das prefeituras, do setor privado e do terceiro setor.
A coordenadora do projeto, Ieva Larazeviciute, disse que o objetivo principal é levar apoio aos municípios selecionados, fortalecer suas capacidades e fornecer conhecimento, experiências e ferramentas de gestão.
Ela afirmou que as cidades escolhidas tem Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, abaixo da média nacional de 0,792 e que trata-se de um programa piloto no Brasil.
A iniciativa também deve ajudar os municípios na criação e implementação de projetos e políticas públicas e na busca por financiamento.
Comentários