Diversidade de templos e crenças põe DF na rota do turismo religioso


O Distrito Federal tem cerca de 800 templos religiosos em uma área de 5,4 mil quilômetros quadrados, o que favorece o turismo religioso na região. Dos sete monumentos considerados patrimônio histórico do DF, três estão ligados à religião – a Catedral de Brasília, o santuário Dom Bosco e o templo piramidal da Legião da Boa Vontade. 


Outro local bastante visitado, o Vale do Amanhecer, está prestes a ter reconhecidos os rituais praticados na comunidade criada há 52 anos na região norte do DF como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 


Essa profusão de templos e religiões faz Brasília ser conhecida considerada um local místico. “Além de ser uma cidade mística, é uma cidade nova. Vem gente de todo lugar do país para cá. A cultura dessas pessoas vem junto. [...] O turismo religioso em Brasília com certeza é bem forte e a gente precisa desenvolver mais esse potencial que nós temos”, afirma a subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística, Meyre France. 


Segundo ela, o Templo da Boa Vontade é o local religioso mais visitado do Distrito Federal. O espaço, que funciona 24 horas por dia, foi fundado em 1989 e recebe mais de um milhão de visitas por ano. No topo da pirâmide do templo, localizado na ponta da Asa Sul, próximo ao Setor Hospitalar, há uma pedra que é considerada o maior cristal puro do mundo. Ele simboliza o ecumenismo total, a presença unificadora de Deus, e teria poder de purificar o ambiente.


 A professora do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, Mara Flora Krahl, tem opinião semelhante à de Meyre no que diz respeito ao misticismo e à religiosidade do Distrito Federal. 


Esse sincretismo religioso faz parte de toda a aura que envolve Brasília, de toda a história. Desde a concepção arquitetônica e paisagística do Plano Piloto. Esse conjunto é que dá um charme, um ar de mistério, esse ar místico”, disse. 


Para ela, a existência das embaixadas também ajuda a explicar a amplitude das manifestações de fé no Distrito Federal. “Mas a diferença mesmo é a harmonia com que elas [as doutrinas] convivem.” 


As embaixadas de diversos países com culturas tão diversas em Brasília ajuda a explicar a amplitude das manifestações de fé no Distrito Federal, diz Mara Flora. “Mas a diferença mesmo é a harmonia com que elas [as doutrinas] convivem.” 


A Catedral Metropolitana de Brasília é famosa no mundo inteiro por conta do projeto de Oscar Niemeyer e pela localização privilegiada, entre vários monumentos da Esplanada dos Ministérios. Apesar de ser um templo religioso, nem todos os turistas que a visitam o fazem por uma questão de fé. 


O Santuário Dom Bosco, na W3 – avenida que corta as asas Sul e Norte de ponta a ponta –, tem também em sua arquitetura um de seus pontos altos. Em forma de cubo e com paredes de concreto aparente, a igreja tem o interior ladeado por vitrais em tons de azul e um amplo salão sem colunas. No centro do salão, em frente ao altar, um lustre de duas toneladas é suportado por cabos de aço.


Outro local expressivo no DF é o Templo Budista Terra Pura, localizado na 315/316 Sul. Inaugurado em 1964, o espaço permite que famílias nipo-brasileiras revivam a velha tradição japonesa. Nos finais de semana de agosto, há um evento que apresenta a cultura do país e atrai mais de 10 mil pessoas. Além de pratos típicos, como yakisoba e sushi, acontecem shows de dança e tambores. 


Na Asa Norte, uma mesquita islâmica amplia a diversidade religiosa. Além de ser a única de Brasília, é considerada a maior da América Latina, ocupando uma área de 2,8 mil m². Com capacidade para mil pessoas, o prédio foi construído em autêntica arquitetura árabe e possui um minarete, torre de onde, no islamismo, o sacerdote chama os fiéis para as cinco orações diárias.
Fonte: G1.com

jovensqueoram.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18