A Cinco Linguagens do Amor.

  • Estudo Bíblico – A Cinco Linguagens do Amor.
  • Igreja Batista Teosópolis. Gilvan & Andréa, servos do Deus Altíssimo em corpo,  alma e espírito (73 8848-3714;9191-0910; 8848-3713; 9109-1262)
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
Deus deseja que o nosso casamento reflita o Seu amor incondicional. Comprometa-se a amar seu cônjuge, pecador e imperfeito, assim como
Cristo ama você.
A Segunda Linguagem do Amor: Qualidade de Tempo
         O tempo que investimos em um relacionamento determina a importância que damos a ele. Mas além do tempo, é fundamental que este tempo investido seja com qualidade. Nada justifica o fracasso de um casamento.
         Para uma família equilibrada precisamos seguir a seguinte hierarquia: Deus, família, trabalho, igreja.
  O que pode levar o casal à uma crise, baseado na segunda e na terceira linguagem do amor?
              A falta de tempo e as pressões do trabalho podem afetar o relacionamento. Casais muito ocupados podem acabar negligenciando o casamento, se distanciando ou priorizando outras áreas; isso resulta em mágoas. Outras vezes, sentem-se cansados e esgotados quando chegam em casa e acabam não respondendo às necessidades (em todas as áreas) de seu esposo (a). Isso também se acentua quando o casal tem filhos pequenos. Brigas constantes levam a um estado crônico de irritação ou de ansiedade. Chegada dos filhos aumenta a responsabilidade e diminui o tempo livre do casal e eles têm que se ajustar ao novo papel. Há reflexos na área sexual e no entrosamento.
    qualidade de tempo pode ser evidenciada nas seguintes situações:
  1. Conversa de Qualidade: é a existência de um diálogo acolhedor onde duas pessoas compartilham experiências, pensamentos, emoções e desejos, de forma amigável, e em um contexto sem interrupções. A maioria de nós não sabe ouvir. Somos mais eficientes em pensar e falar. Mas se quisermos comunicar o amor, precisamos aprender. Algumas dicas: (1) olhe nos olhos de seu cônjuge quando ele lhe falar alguma coisa; (2) não faça outra coisa enquanto ouve o seu cônjuge; (3) “escute” o sentimento (não necessariamente as palavras), ou seja, pergunte a si mesmo o tipo de emoção que seu cônjuge sente no momento; (4) observe a linguagem corporal; (5) não interrompa.
  2. Aprendendo a Falar: uma conversa de qualidade requer não somente consideração ao ouvir, mas também disposição em expor-se. Quando uma esposa diz: “Gostaria tanto que meu marido conversasse comigo! Nunca sei o que ele pensa ou sente...” Ela está clamando por intimidade; quer sentir-se próxima de seu esposo. Mas como sentir-se ao lado de alguém a quem não conhece? Para que ela se sinta amada, o marido precisa aprender a se expor. Dica: quatro vezes por dia anote as situações e os seus sentimentos. Dessa forma você descobrirá a sua natureza emocional. Em muitos casamentos é comum a personalidade tipo “Mar Morto”, que só recebe e não retribui e a personalidade “Riacho Rápido”. Uma convivência a dois implica em renúncia.
  3. Atividades de Qualidade: é qualquer coisa pela qual um ou os dois se interessem. A ênfase não está no que se faz, mas no porquê decidiu-se realizá-lo. Como achar tempo para essas atividades? Será bem difícil, mas implica que teremos que abri mão de alguma outra coisa que gostamos, para fazer algo que, podemos não gostar tanto assim. Mas será que compensa? Sem sombra de dúvida! Há maridos e esposas que acham que gastam o tempo junto, mas na realidade, eles apenas vivem próximos, estão na mesma casa.
Sugestões para melhorar a comunicação:
  • Identificar objetivos comuns;
  • Negociar e equilibrar as diferenças individuais dentro da relação;
  • Aprender a compartilhar responsabilidades dentro do relacionamento;
  • Desenvolver estratégias para manter e fortalecer o compromisso;
  • Acabar com a competição;
  • Entender as necessidades do outro;
 
  A Terceira Linguagem do Amor: Receber Presentes
          E dar uma lembrança é melhor ainda, pois ativa no cérebro áreas ligadas a mecanismo de recompensa, por isso o gesto fala direto ao coração e traz prazer. Quando uma pessoa recebe um presente, por mais simples que seja, ela se sente especial e valorizada. Demonstrar satisfação pelo que foi ganho também é importante, pois quem comprou também espera esse reconhecimento. Não existe época para se dar presente. A arte de presentear está em fazer com que as pessoas se sintam prestigiadas e queridas, no entanto, a escolha do presente deve envolver certo cuidado; um presente pode estabelecer um relacionamento, enfraquecê-lo, transformá-lo e até extinguí-lo.
Sugestões para melhorar a arte de dar e receber presentes:
  • Presente inesquecível não significa o mais caro e sim algo com que ela/ele realmente se identifique. Mas lembre-se: qualquer que seja a escolha, qualidade é fundamental;
  • Mulheres adoram receber flores: de surpresa em um dia qualquer é o máximo! Receber apenas um buquê de flores no dia do aniversário? Nem pensar!
  • Planejar uma viagem a dois, mesmo que seja apenas um final de semana, é uma ótima idéia. Um jantar romântico, uma noite especial em um outro lugar qualquer são boas opções.
 Questões para discussão 
  1. Como você  pode desempenhar melhor o papel que Deus lhe deu em seu casamento? (Pv 15:1; Ef 5:21; Tg 1:19;)...
  2. O que o respeito representa para a maioria dos maridos? Por que o respeito é uma questão tão crucial para os homens? (Ef 5:33)
  3. Qual você avalia ser a melhor maneira dos esposos demonstrarem respeito para com suas esposas?
  4. O que sensibilidade aos sentimentos representa para muitas das esposas? Por que compreensão e conexão emocional são questões cruciais para as mulheres?
  5. Como os maridos podem se conectar melhor emocionalmente com suas esposas?
  6. Qual é o problema em falar mal do seu cônjuge para seus amigos, familiares e colegas de trabalho? Qual é a melhor maneira que você pode lidar com as divergências entre você e seu cônjuge?
  7. Você é pronto para ouvir e tardio para falar quando conversa com seu cônjuge?
  8. O que significa estar comprometido com alguém “na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença”? Você acha que as pessoas verdadeiramente entendem os votos que fazem quando se casam?
  9. É possível amar alguém incondicionalmente? O que isso traz à sua mente?
  10. Por que o perdão é tão importante no casamento? (Mc 11:25-26; Ef 4:15). ‘

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18