Uma explicação neurocientífica para as experiências religiosas, espirituais e místicas
| ![]() |
Segundo a Publishers Weekly, o livro é "uma crítica arrebatadora à tendência da mídia em limitar a experiência religiosa a um artefato cerebral, patologia ou peculiaridade evolucionária... é uma brilhante introdução a um campo em que, inevitavelmente, misturam-se neurociência, filosofia e guerras culturais".
Baseado em um estudo com freiras carmelitas, Beauregard defende a existência de um estado de consciência mística, no qual seria possível vivenciar aspectos da realidade não acessíveis em outros estados, e explica como os neurônios atuam durante esse processo. Os autores analisam os recentes esforços para localizar um "gene de Deus" em alguns de nós - uma tentativa de reduzir as práticas espirituais a fenômenos materiais - e mostram como o desenvolvimento do cérebro humano o tornou propenso a atestar a verdade religiosa.
Como explicar a fé, a ação da mente sobre a matéria, a intuição, as experiências de quase-morte e as premonições? Ao refutar as respostas da ciência tradicional, O cérebro espiritual desvenda as verdadeiras origens de todos esses mistérios.
O trabalho pioneiro de Mario Beauregard, Ph.D. sobre a neurobiologia da experiência mística realizado na Université de Montréal teve grande destaque na mídia internacional. Ele também participou de pesquisas na University of Texas e no Montreal Neurological Institute da McGill University. Atualmente vive em Montréal, no Canadá.
Denyse O´Leary é jornalista e blogueira. Especializou-se em fé e questões de ciência. É autora de Faith@Science e By Design or by Chance?, além de escrever para The Toronto Star, The Globe & Mail e Canadian Living. Ela mora em Toronto, no Canadá.
O cérebro espiritual - Uma explicação neurocientifica para a existência da alma (THE SPIRITUAL BRAIN).
Mario Beauregard e Denyse O´Leary.
Tradução de Alda Porto.
476 páginas / 16x23 cm / R$ 49,90
Grupo Editorial Record / Editora BestSeller.
Fonte: Record/Editora BestSeller / SOMA
Comentários