CADADIA


Refletindo com maridos (1)


Maridos, amai voss mulher.
Efésios 5.25
a
Creio ser este um mandamento bíblico para os maridos. Lendo Efésios 5.22-31 encontramos claras recomendações bíblicas dirigidas aos maridos. O amor que o marido deve à sua esposa: Amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja (v 25). Na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença. O amor jamais acaba.

O cuidado. O texto diz: “e dela cuida” 
(v 29). O marido se esforça, dá o seu melhor no cuidado à esposa. Cuidar, proteger, zelar, estar atento às suas necessidades. A esposa merece e exige a atenção e a dedicação do seu marido. A intimidade. E se tornarão os dois uma só carne (v 31). Esta verdade aparece no versículo 28 “A si mesmo se ama.” O marido sente o que sentiu Adão ao receber Eva das mãos do Senhor em Gn 2.23.

Deus abençoe e capacite os maridos a levarem a bom termo suas obrigações em relação às esposas. Elas são presentes de Deus. Cabe a ele amá-la, cuidar dela e tê-la no coração.

ORE


Graças te dou, ó Pai, pela tua Palavra que instrui no cuidado com a esposa. Recebo a tua capacitação. Em nome de Jesus. Amém.

PENSE


Amo a minha esposa como a Bíblia me ensina?





Refletindo com maridos (2)


Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar.
1 Pedro 3.7


A Bíblia é rica em ensinamentos. Quando se refere aos maridos as recomendações são bastante claras. Pedro, o apóstolo, era casado e orientando os maridos escreve, na Bíblia na Linguagem de Hoje: Na vida em comum com a esposa. Como o marido deve viver esta vida em comum? Com discernimento. Reconhecendo que a mulher é o sexo mais frágil. Isto não significa inferior, a mulher objeto.

Com consideração. O marido considera e valoriza a sua companheira. A bem da verdade, a esposa é aquela que coloca seu ombro junto ao esposo e o ajuda no cumprimento da missão. Devemos honrar, promover a nossa esposa como diz em Provérbios 18.22.

Com dignidade. É o marido respeitando a esposa. Creio que isto acontece sem que o esposo deixe de ser o cabeça do lar. Não o chefão, o patrão: o sacerdote do lar. Deus assim o constituiu, ele exerce a sua liderança e autoridade em amor. Quando isto acontece há paz, harmonia e Deus é glorificado em nossa casa.

ORE


Pai bondoso, quero a tua capacitação para tratar minha esposa com discernimento, com consideração e com dignidade. No nome de Jesus que oro. Amém.

PENSE


Minha esposa me considera um bom marido?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18