CADA DIA


Refletindo com mulheres (1)


A mulher sábia edifica a sua casa. 
Provérbios 14.1

Todo o livro de Provérbios se reporta repetidas vezes à figura da mulher. Creio que toda a Bíblia tem a mulher como um dos seus principais temas. Como a mulher sábia edifica a sua casa? Acredito que o segredo é o temor do Senhor. “A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Pv 31.30). Temor é o mesmo que respeito. Assim é a mulher sábia, o temor a Deus está no seu coração.

Ela edifica a sua casa ocupando o seu espaço. Lemos no Sl 128.3: Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Ela está no interior da casa como o ponto de equilíbrio, como a auxiliadora idônea, como a conselheira que dá o tom, como a esposa e mãe que inspira, que abençoa. Ela é, de fato, a rainha do lar. A mulher sábia tem influência positiva na vida do marido e na formação de princípios e caráter dos filhos. A mulher louca destrói a casa com suas mãos. A sábia, com sabedoria edifica.

Ore


Pai eterno, ensina-me a temer 
a ti para que eu reflita em minha casa a figura da mulher sábia descrita na Bíblia. No nome santo de Jesus. Amém

Pense


Estou edificando minha casa de acordo com os ensinos da palavra de Deus?


Refletindo com mulheres (2)


Mulher virtuosa... o seu valor muito excede o de finas jóias.
Provérbios 31.10


Qual o valor de uma mulher? Infelizmente vivemos numa sociedade aonde a criatura humana vai perdendo identidade, dignidade, o real valor. A Bíblia é muito sábia quando diz: “O seu valor muito excede o de finas jóias.” O seu valor como a obra-prima do Criador. Depois de criar todas as coisas pelo poder da Palavra, depois de criar o próprio homem, Deus criou a mulher. Sem a presença dela a criação estaria incompleta.

O seu valor como auxiliadora idônea. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. (Gn 2.18) Sem ela a vida seria sem sabor. O seu valor como partícipe ativa do reino de Deus. À mulher foi confiada a santa missão de ser mãe, ser esposa e ser agente ativa na implantação do reino. No seu ventre o Verbo se fez carne; à mulher, Jesus apareceu primeiro após sua ressurreição. Qualquer ação que vise desvalorizar a mulher deve ser reprimida. Jesus valorizou a mulher.

Ore


Senhor Jesus, perdoa-me quando tenho desagradado a ti como mulher. Quero ser uma cooperadora no teu reino, capacitada pelo teu Santo Espírito. Amém.

Pense


Para Deus a mulher tem um valor imensurável.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18