O que importa para o Crente – Romanos 14


Paulo relata aos romanos questões concernentes a doutrinas e formas de pensamento acerca da vida do crente. A conclusão que chega , logo no início do capítulo, é que em se tratando de adoração a Deus , os meus gestos e a minha liturgia são lícitos desde que acompanhados de um coração puro.
Em nenhum momento Paulo censura a conduta deste ou daquele irmão . Ele é tão liberal neste aspecto que no verso 5 declara: “... cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente”.Vale a pena frisar que tais opiniões são relativas ao executar, ao fazer , ao modus operandi do crente . Exemplo disso se vê na seguinte questão : para uns comer carne de porco é pecado por se tratar de carne imunda ; para outros , isto não atrapalha a comunhão com Deus e , portanto, não há problema em come-la . Não há em momento algum qualquer recriminação contra as condutas . Isso não é importante para o Crente.
A ressalva feita sobre tal questão reside na intenção que motiva o ato . No verso 6 encontra-se o seguinte: “quem come para o Senhor come, por que dá Graças a Deus, e quem não come para o Senhor não come por que dá Graças a Deus”. A preocupação não é o que se come , ou qualquer outro ato de nossas vidas , mas sim o que nos impulsiona. O coração é que determina as nossas atitudes . Se como , o faço para Glória de Deus, se não como, o faço para Glória de Deus.
Então o que realmente importa para o crente? Paulo responde de maneira brilhante no verso 17 “... o Reino de Deus não é comida nem bebida mas é , justiça , paz , e alegria no Espírito Santo”.
Paulo começa afirmando o que não é o Reino de Deus. O que não importa para o crente. São questões acessórias na vida daqueles que se encontraram com Jesus. Sei que é difícil não priorizar coisas como bebida e comida neste dias bicudos , mas o que a Bíblia declara é que tais coisas não são a prioridade para mim. Posso ter comida e bebida a vontade em minha dispensa , mas se não existir paz em meu ser , serei apenas um glutão angustiado. Comida e bebida não são o Reino de Deus.
O Reino de Deus é justiça. Tal justiça nos faz livres diante d’Ele . É por conta de um justo que toda a humanidade é justificada como exposto em Romanos 3: 24 que diz : “sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus”. A justiça de Deus em sua mais radical compreensão revela-nos quem é Deus e que somos nós. Revela Deus por que nos capacita a vislumbrar o Seu amor por nós , levando-o a fazer justiça com o único Filho. Revela o homem , por que ao olhar para a justiça de Deus temos a compreensão que só o sangue de Jesus nos poderia justificar. A justiça de Deus nos garante a salvação e a absolvição diante d’ Ele mesmo. Isso é o que importa para o crente.
O Reino de Deus é paz. Aspiração do homem há séculos , ela só é plenamente alcançada em Jesus de Nazaré. Não foi à toa que Ele disse “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (João 14:27) .É a paz de Deus que nos alavanca para a vida . É ver Cidade Alerta, Brasil Urgente, Jornal Nacional e saber que a paz de Jesus de Nazaré é maior que qualquer disfunção social, crime e corrupção . Porque esta paz é o que importa para o crente.
O Reino de Deus é alegria . A alegria não é falta de tristeza, de problemas e traumas. No contexto cristão a alegria não nos aliena, mas nos faz saber que os problemas , traumas e inquietações não são o todo da nossa existência . Que eu não preciso acordar e olhar para mim no espelho e resmungar pelos problemas que terei no dia . Com Jesus a alegria é o todo, o regozijo é o todo . Os traumas , problemas , espinhos são passageiros porque como disse o profeta Neemias no capítulo 8 no término do verso 10 “portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.” É a alegria que temos em Jesus que nos move , nos põe de pé e nos faz andar . E isto é o que importa para o crente.
Diante do exposto, podemos estar fazendo algumas perguntas . Como vou conseguir isto? Se estes propósitos são o que importa para o crente, como vou conseguir? É aí que entra o componente espiritual. Veja como termina o versículo 17; “... no Espírito Santo” . O interessante na expressão é a preposição utilizada por Paulo. O texto não fala com o Espírito Santo, muito menos ao lado do Espírito Santo , mas sim no Espírito Santo. Esta preposição dá idéia de ser levado, conduzido por algo ou alguém. Deus sabe que por nós mesmos nunca conseguiríamos tais propósitos . Então, Ele nos concede o Seu Espírito para que nos carregue até este objetivo. O Espírito nos levará , nos conduzirá até a justiça , a paz e à alegria do Reino de Deus . Não existe outra forma. Só conseguiremos se formos guiados por esta personalidade de Deus que realmente sabe o que importa para o crente.
Em Cristo,

Hugo Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18