Evangélicos renovam cristianismo nas cidades, diz sociólogo

As igrejas evangélicas estão renovando o cristianismo nas grandes cidades, segundo o sociólogo português Moisés Espírito Santo, especializado em assuntos religiosos.

“Trata-se de uma renovação do cristianismo e mesmo da mensagem evangélica”, disse o professor da Universidade Nova de Lisboa, em debate sobre o assunto promovido pelo programa De Olho no Mundo, uma co-produção da BBC e da Rádio Eldorado de São Paulo.

O programa abordou o fenômeno da expansão das igrejas evangélicas no exterior. Para o teólogo João Décio Passos, que também participou da discussão, a propagação desses cultos se deve a mudanças vividas pela sociedade brasileira.

“A igreja acompanha a migração. Religião e migração são temas que se aproximam, estão correlacionados”, disse Passos, que é professor da PUC de São Paulo.

Respostas

Passos vê uma relação de continuidade entre o catolicismo popular, comum no interior do país e que tinha grande participação dos fiéis, com os cultos evangélicos.

“O catolicismo popular passava muito mais pela sensibilidade do que pela consciência. O pentecostalismo, a meu ver, dá continuidade a essa tradição.”

Para ele, com êxodo dos habitantes para as grandes cidades, as igrejas evangélicas acabaram ganhando mais adeptos.

“Elas respondem e solucionam simbolicamente os fracassos da metrópole moderna. Eles prometem emprego, casa, bem estar familiar, coesão e solução para os problemas mais vitais”, afirma o teólogo da PUC-SP.

No exterior

Para Passos, assim como as igrejas evangélicas no Brasil acompanharam o movimento de ubanização do país, crescendo a partir dos subúrbios das grandes cidades, elas estão acompanhando o crescimento das comunidades brasileiras no exterior.

Na Grã-Bretanha, por exemplo, já existem diversas dessas instituições.

“Noventa e cinco por cento dos nossos fiéis são brasileiros, mas também temos angolanos, moçambicanos e portugueses e às vezes também traduzimos os cultos para o inglês”, conta o pastor Enoque Libório Pereira, fundador da Comunidade Evangélica Pão da Vida, uma igreja surgida em Londres que está presente também na Bélgica, na Holanda e na Dinamarca.

Já a Igreja Universal do Reino de Deus tem oito templos no país e até comprou em Londres uma rádio e uma casa de espetáculos, transformada em sua sede.

Portugal

Segundo Moisés do Espírito Santo, também há uma forte tendência de surgimento de comunidades evangélicas em Portugal.

Um dos motivos, para ele, é o fato de que essas igrejas representam uma opção ao catolicismo.

“Na Igreja Católica, o sujeito vive de uma autoridade, de uma dependência total dos fiés à instituição”, acrescentou.

Espírito Santo diz que os cultos evangélicos brasileiros estão procurando entrar aos poucos na sociedade portuguesa, para evitar reações negativas dos fiéis católicos locais.

Fonte: BBC Brasil.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18