1 Timóteo 5:23 “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades”.

Por causa desse conselho de Paulo ao jovem Timóteo, hoje, muitos crentes alegam que inexiste algum mal em consumir vinho. Além do mais, o próprio Jesus realizou seu primeiro milagre, transformando água em vinho, nas bodas de Caná da Galiléia. E ainda, antes de morrer na cruz, recomendou-nos que tomássemos o vinho do seu cálice, simbolizando o seu sangue derramado na cruz. 1Cor.11:25 – “Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim”.

Você julga estar correto o pensamento adotado por muitos irmãos, que não vêem mal algum em consumir vinho, desde que moderadamente? Afinal de contas, a própria Bíblia deixa claro que o consumo pode ser moderado. Veja:

1 Timóteo 3:8 “Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância”.

Tito 2:3 “Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho...”

Bem, pelos textos lidos, parece que, pelo menos, beber um pouco de vinho não faz mal...

E então? Qual a sua opinião? O crente em Jesus pode... ou não deve... tomar vinho? A Bíblia fala mais alguma coisa que se possa concluir o contrário?


Vejamos algumas outras passagens bíblicas que nos falam sobre o consumo do vinho:

Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência. (Provérbios 4:17 BRP)
29 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? 30 Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado. (Provérbios 23:29-30 BRP)
Vinde, dizem, trarei vinho, e beberemos bebida forte; e o dia de amanhã será como este, e ainda muito mais abundante. (Isaías 56:12 BRP)
Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo. (Isaías 28:7 BRP)
Tanto mais que, por ser dado ao vinho é desleal; homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos. (Habacuque 2:5 BRP)

O seu vinho é ardente veneno de serpentes, e peçonha cruel de víboras. (Deuteronômio 32:33 BRP)

31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. 32 No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá. 33 Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades. (Provérbios 23:31-33 BRP)
E no dia do nosso rei os príncipes se tornaram doentes com frascos de vinho; ele estendeu a sua mão com os escarnecedores. (Oséias 7:5 BRP)
Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez! (Habacuque 2:15 BRP)

Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens de poder para misturar bebida forte; (Isaías 5:22 BRP)
Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. (1 Coríntios 6:10 BRP)
Fizeste ver ao teu povo coisas árduas; fizeste-nos beber o vinho do atordoamento. (Salmos 60:3 BRP)
Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho é tinto; está cheio de mistura; e dá a beber dele; mas as escórias dele todos os ímpios da terra as sorverão e beberão. (Salmos 75:8 BRP)
Desperta, desperta, levanta-te, ó Jerusalém, que bebeste da mão do SENHOR o cálice do seu furor; bebeste e sorveste os sedimentos do cálice do atordoamento. (Isaías 51:17 BRP)
Assim diz o teu Senhor o SENHOR, e o teu Deus, que pleiteará a causa do seu povo: Eis que eu tomo da tua mão o cálice do atordoamento, os sedimentos do cálice do meu furor, nunca mais dele beberás. (Isaías 51:22 BRP)
Porque assim me disse o SENHOR Deus de Israel: Toma da minha mão este copo do vinho do furor, e darás a beber dele a todas as nações, às quais eu te enviarei. (Jeremias 25:15 BRP)
Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. (Apocalipse 14:10 BRP)
E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande Babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. (Apocalipse 16:19 BRP)

Conclusão:

1) Um sacerdote não bebia vinho quando ia ao santuário: 8 E falou o SENHOR a Arão, dizendo: 9 Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações; 10 E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo, 11 E para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado por meio de Moisés. (Levítico 10:8-11 BRP)
2) Somos sacerdócio santo (1Ped 2:5-12) - 5 Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. 6 Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. 7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, 8 E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, 9 Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 10 Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma; 12 Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.

3) somos o próprio templo do Espírito Santo de Deus (1Cor 3:16-17) – “16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. (1 Coríntios 3:16-17 BRP)
Quer mais?
4) Um rei não bebia (Pv. 31:4-7); 4 Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte; 5 Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. 6 Dai bebida forte ao que está prestes a perecer, e o vinho aos amargurados de espírito. 7 Que beba, e esqueça da sua pobreza, e da sua miséria não se lembre mais.

Somos reis e príncipes-juízes (Ap. 1:4-6; 4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Aquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém. (Apocalipse 1:4-6 BRP)
1Cor 2:14-16) - 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. 16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

E então, você continua com sua opinião? Podemos ou não consumir vinho ou qualquer outra bebida alcoólica?

VOCÊ DECIDE!

*****

O QUE VOCÊ ACHOU DESSA MATÉRIA?

Fonte: Momentos com JESUS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18