Gerando Filhos para Glória de Deus

PR. JEREMIAS PEREIRA

Evangelização e Soberania Divina. Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade (Tito 1.1). Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna. (II Timóteo 2.10). Deus em seu amor e soberania nomeou, antes da criação do mundo, os que devem ser salvos.

Evangelização e a Responsabilidade da Igreja em buscar o perdido. Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho! (I Coríntios 9. 16). Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna.(II Timóteo 2. 10). Não sabemos quem são os eleitos de Deus. Ele é quem é o dono do Livro da Vida. Foi nos dada a tarefa de buscar o não crente. Todo crente tem a responsabilidade de se esforçar para ganhar mais um para Cristo, inclusive, se for necessário, com lágrimas, dores e sofrimentos.

Evangelização e Oração. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (Atos 4.31). A oração prepara o ambiente espiritual para a conversão das pessoas. A oração é instrumento para receber a unção espiritual e ousadia do Espírito Santo para Testemunhar.

Evangelização e Testemunho. Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos 1.8). Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. (Mateus 28.19). Um dos meios que Deus definiu em sua soberania para a salvação dos não crentes é o testemunho de vida e de palavra, através dos crentes. O melhor cartão de visitas de uma igreja são vidas transformadas pelo evangelho.

Evangelização e Métodos. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. (I Coríntios 9.22). A mensagem não pode mudar. O conteúdo do evangelho a ser pregado deve ser o mesmo que os apóstolos pregaram no primeiro século. Entretanto, não existe um método único nem métodos sagrados ou imexíveis. Devemos ser criativos e discernir quais os melhores métodos que podem ser utilizados para alcançar nossa geração.

Evangelização e Amor. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida Eterna (João 3.16); Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10). Não existe método, nem programa nem tecnologia que substitua o amor pelos não crentes.

Evangelização e o Espírito Santo. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8). Só o Espírito Santo pode gerar novas criaturas. Devemos orar, testemunhar, usar todos os métodos possíveis, criar métodos, mas a obra de regeneração, de gerar novas criaturas é exclusiva do Espírito Santo. Se ele não tocar e der ouvidos ao morto para ouvir, o não crente não escutará a voz do bom pastor.

Evangelização e a Situação da pessoa sem Cristo. E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência (Efésios 2.1-2). Naquele tempo estáveis sem Cristo, não tendo esperança e sem Deus no mundo (Efésios 2. 12).

Evangelização e a Reposta do que ouve o evangelho. Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai (João 10.26-29). E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna (Atos 13.48). Devemos pregar e testemunhar sabendo que Deus operará maravilhas concedendo novo nascimento a muitos. Só saberemos quem são os ordenados para a vida Eterna, quando estes confessarem com seus lábios a Jesus como Senhor e crêem em seus corações que Ele ressuscitou dentre os mortos.

Evangelização e Santificação. Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade (II Timóteo 2.19). Portanto, irmãos, procurai com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porque, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum (II Pedro 1.10). A eleição e a salvação no dia-a-dia têm que ser confirmadas através de uma vida de consagração e santificação.

Extraído de Getsêmani Internet

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18