CADA DIA: DELICADEZA NO FALAR


DELICADEZA NO FALAR


“A resposta branda desvia o furor, 
mas a palavra dura suscita a ira.”
Pv 15.1

Note que o texto do Livro de Provérbios começa com a palavra resposta. Pressupõe que alguém já proferiu uma palavra provocativa. E a maneira como você vai responder pode desviar o furor ou provocar a ira. Nossa resposta é responsável pela sequência dos acontecimentos. Através de nossas palavras temos a oportunidade da escolha de promover a paz ou instigar o ódio. Em casa, no trabalho, na faculdade, no meio do trânsito, somos sempre desafiados a responder de acordo com a instrução de Provérbios. Parece que todos os dias surge alguém em nosso caminho a fim de nos testar.

É preciso, pois, responder com calma e sabedoria. São comuns tragédias e crimes cometidos por causa de uma discussão tola, iniciada por uma resposta atravessada. Às vezes, como diz o ditado popular, a melhor resposta é o silêncio. Como o exemplo deixado por Jesus, o qual mesmo sendo “oprimido e humilhado, não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Is 53.7).

ORE


Senhor, reconheço que tenho sido pivô de grandes brigas pela forma com que tenho respondido às pessoas. Dá graça ao meu falar e sabedoria em minhas respostas. Em nome de Jesus. Amém.




jovensqueoram.blogspot.com






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18