A crise tem hora pra acabar. O nosso resgator é Jesus

No momento da crise é necessário tomar algumas medidas, algumas decisões. Reclamar, culpar o governo, o patrão, e etc, não irá acabar com o problema

Pr. Silmar Coelho

"E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos; E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali. E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos. E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido. Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.” Ref: Rute 1-1-6

No texto acima, vemos um homem que passava por uma crise juntamente com sua família e Elimeleque, o chefe dessa família, toma uma decisão. Dessa atitude podemos tirar uma lição: na crise é necessário tomar algumas medidas, algumas decisões. Reclamar, culpar o governo, o patrão, e etc, não irá acabar com o problema. A decisão de Elimeleque foi de sair de Belém (Casa do Pão) e ir para Moabe.

Na hora da crise, faça algo. Se você está desempregado, faça alguma coisa, vá trabalhar em algo, é melhor ganhar pouco do que ganhar nada é melhor ter um ‘empreguinho’, do que ficar sentado esperando um ‘empregão’.

Geralmente quando estamos em crise, a situação pode estar tão critica que podemos tomar uma decisão errada. Embora tenha tomado uma decisão em busca de solução para sua família, Elimeleque errou ao sair de Belém; da “Casa do Pão”. A igreja é a “Casa do Pão”, onde somos alimentados, não saia da “Casa do Pão”, do contrário, você poderá morrer.

Aconteceu que Elimeleque veio a falecer. Donde se pergunta: “Onde está Deus?” A situação piorou para Noemi. Mas ela tinha ainda dois filhos, eles iriam ajudá-la, iriam casar, ter filhos... a vida iria continuar. Acontece que os filhos dela também faleceram.
A alegria de Noemi foi embora. Malom significa alegria, e Quiliom perfeição. A alegria e a perfeição na vida de muitos está morrendo. O casamento era uma alegria, tudo parecia perfeito, mas com o passar do tempo o relacionamento morre.

Existem famílias em que os sorrisos nas fotos são lembranças de um passado que nunca se fazem presentes mais. Filhos que foram embora, parentes que não se falam e que encontram-se na foto.

Diante da tragédia que a acometera, Noemi então, não quis ser chamada mais de Noemi (doçura), mas de Mara (amargura).

Há pessoas que eram doces, e com as lutas da vida tornaram-se amargas. Não deixe que as crises da vida o tornem amargo, triste. Se as dificuldades batem à porta, enfrente-as, porque elas vão passar, vão acabar.
Noemi decidiu sair de Moabe e despediu suas noras, porém Rute, não a quis deixar. “... Porque o teu Deus é o meu Deus...”
Rt 1. 16.

Não importa a crise que estivermos passando, Deus sempre colocará alguém ao nosso lado, na hora da crise. Se em meio à crise você olhar para quem está do seu lado te ajudando, as coisas tornar-se-ão mais fáceis. E depois de dez anos, juntamente com Rute, a crise de Noemi, acabou, porque toda crise tem horário para acabar.

Assim Noemi voltou, e com ela Rute a moabita, sua nora, que veio dos campos de Moabe; e chegaram a Belém no princípio da colheita das cevadas. Rt 1. 22.


Elas chegaram na hora certa

Sabe o que isso significa? Que chegou a hora da sua colheita. Quando elas chegaram, Rute viu que eles (os servos), estavam colhendo espigas, e foi atrás deles. Por quê? Porque ela conhecia a Palavra. “Quando você tiver um campo, mande seus trabalhadores colherem, e o que ficar pra trás, não torne para pegar, porque é dos pobres.”

Irmão faça a sua parte, que Deus fará a d’Ele. Um servo viu que Rute colhia após eles, mas o dono do campo disse: “Deixe que ela colha, e deixe cair mais um pouco.”

Saia atrás das migalhas, que você voltará de mãos cheias. Sentado na sala, vendo televisão, você não colherá nada. Mecha-se!
Quando Rute voltou com as mãos cheias, Noemi quis saber de onde vinham as espigas e Rute falou que colhera do campo de Boaz. Noemi logo reconheceu a bênção e a provisão de Deus. Porque Boaz (o parente mais próximo) era o resgatador. Noemi sabia que ele era um homem justo.

O seu resgatador é Jesus e Ele não descansará enquanto não resolver o seu problema. Ele trará alegria e perfeição novamente para a sua vida.

Noemi instrui Rute a voltar até Boaz e deitar aos seus pés

Existem pessoas que não tem vitória, porque ao invés de deitar aos pés de Jesus, dormem aos pés dos programas de televisão, da internet, etc. Deite-se aos pés daquele que tem a solução para a sua vida – Jesus Cristo!


Quando Boaz acordou e viu Rute, perguntou quem ela era e agradou-se dela. A narrativa bíblica relata que ele a resgatou, casou-se com ela e Noemi que não tinha esperança de mais nada, que não tinha filhos, marido, nem netos, foi ser avó de Obede (filho de Rute com Boaz) e quem foi cuidar do bebezinho? Noemi.


Deus colocará uma bênção extraordinária nos seus braços e você esquecerá todas as suas lutas, elas ficaram pra trás. Ele renovará sua vida, sua esperança e mudará sua história. Você irá engravidar de sonhos maravilhosos de Deus.

A descendência de Noemi, através de Rute, culminou no nascimento do maior rei que Israel teve – Davi. E de Davi o salvador da humanidade, o nosso Senhor Jesus Cristo.

Sabe por que a história de Rute e Noemi mudou? Porque elas tinham um resgatador! Deus pode mudar sua história, não importa a crise que você está passando, você tem um resgatador!


Pr. Silmar Coelho
Mensagem ministrada no Culto Evangelístico no Templo da Igreja Batista Getsêmani
Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani
www.getsemani.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18