Controversa Decisão de Doar Órgãos, 'Não há Nenhuma Evidência Bíblica de Proibição'

Por Amanda Gigliotti|Repórter do The Christian Post

Com uma recente decisão controversa de uma mãe latino-americana que doou os órgãos de sua filha, um proeminente pastor de uma das maiores megaigrejas hispânicas nos Estados Unidos falou sobre o tema doação de órgãos para o The Christian Post nesta quarta-feira (30).

Dr. Gilberto Velez da Iglesia Cristiana Misericórdia no Texas, EUA, comentou sobre a situação divulgada pela Reuters nesta segunda-feira, sobre a polêmica causada quando Norma Garcia decidiu doar os órgãos da filha após ter sido declarado clinicamente morta pelos médicos. Seus pais, que são provenientes do México, questionaram a sua atitude e manifestaram a sua indignação e repulsa em relação à isso, o que pôs em prova a sua identidade cultural e fé cristã.

"A maioria da minha família tinha uma crença de que,"Como você pôde fazer isso? Como você pode permitir que ela seja mutilado? Como você pode deixá-los tirar o seu coração?'" disse Norma Garcia, uma agente imobiliária de acordo com a Reuters.

Para especialistas de doação de órgãos, hispânicos têm menor probabilidade de doar do que os norte-americanos como um todo, alegando que sua religião não lhes permite fazê-lo.

"Nós encontramos que a comunidade hispânica nos diz: "Minha religião diz para não doar," e "eu não posso ter um caixão aberto porque o corpo será danificado," disse Esmeralda Pereira do Organ Sharing Alliance do Texas, de acordo com a Reuters. "Eles sentem que seu ente querido será desfigurado, ou a pessoa não será capaz de entrar no céu porque seu corpo não vai estar inteiro."

Mas Velez, que é também o Presidente do Conselho da Conferência Nacional Liderança Cristã para os Hispânicos (NHCLC), afirmou que "não há evidência bíblica que proíba esta prática."

"Quando há setores evangélicos que expressam oposição a doação dos órgãos, eles fazem isso porque a maioria deles se baseam na interpretação de algumas partes das Escrituras, onde fala sobre os templos do Espírito Santo e que nós temos que cuidar do nosso corpo. Mas esta é uma questão de interpretação, não é que a Escritura diz que é proibido."

Um proeminente teólogo católico Rev. John Leies disse que a Igreja está trabalhando para convencer o crente de que a doação de órgãos não torna impróprio para o corpo pós-morte.

"A Igreja está consciente de que existem tantas pessoas à espera de órgãos, e não há o suficiente para ser entregue e as pessoas morrem sem receber seus órgãos," disse ele. E ele descobriu que "é difícil lutar contra essas idéias culturais, e talvez a Igreja não tem feito um esforço suficientemente bom."

Para a Igreja Evangélica, Velez explicou que é difícil falar em nome de todos os evangélicos, porque existem diferentes denominações com o ponto de vista diferente. No entanto, ele disse que, em geral, "a maioria das pessoas evangélicas não se opõem à doação de órgãos."

"Nós não somos contra isso, nós não promovemos, mas nós não condenamos tais práticas. Nós deixamos a pessoa decidir," disse ele.

Talvez, diz o Velez, pode haver algumas facções dentro do movimento evangélico, especialmente dentro dos movimentos independentes, que não estão sob o controle das denominações tradicionais, como a Assembléia de Deus, Batistas, Metodistas, etc, que têm seu próprio ponto de vista.

Dr. Velez acredita que existe um "apoio e pleno reconhecimento da importância da doação de órgãos para a saúde das pessoas."

Para esclarecer esta questão às pessoas religiosas, Velez recomendou altamente os povos latino-americanos a buscar a orientação de seus líderes, notícias, revistas e outras publicações ou outras organizações cristãs.

Segundo ele, organizações como NHCLC dedicam-se a difundir a consciência dentro do Povo hispânico cristão sobre esse tipo de assunto e outros que são importantes para Comunidade Evangélica Hispânica.

"Este é o nosso trabalho: Educação e orientação."

Fonte:

christian post

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18