interessante | Internet pela tomada de eletricidade deve chegar ao Brasil

por Diego Martins

5089 9424 566c 18bb 85db db44 3ddf 91d0 f4d6 ddf7 9652 59a1 264a 2267 623e 405f b9b1 cbbd 3655 9d23 12a1 366b 6b1c tomada thumb | Internet pela tomada de eletricidade deve chegar ao Brasil

Estamos cada vez mais próximos de utilizarmos a internet conectando-nos através de uma tomada de energia elétrica. Se você pensa que isso só acontecerá daquii muitos anos, está enganado.

A Anatel, agência reguladora das telecomunicações, e a Aneel, agência que cuida das questões de enegia elétrica, estão preparando tudo, para que possa ser lançado no Brasil a internet via fios de eletricidade, tecnologia chamado de Power Line Communication (PLC).

As redes do Brasil estão tecnicamente prontas para receber o serviço, seria apenas necessário fazer alguns ajustes. Como instalar roteadores nos postes e um modem teria que ser instalado na casa do cliente.

“Estamos querendo baixar o custo dos serviços, e isso acontece ampliando a oferta. Hoje temos banda larga por cabo, por satélite, por frequência, e por que não pela rede elétrica?”, questionou Emília Ribeiro, responsável pelo assunto dentro da Anatel.

Essa tecnologia permite um acesso a internet na velocidade de 20 megabits por segundo (Mbps), duas vezes mais do que é oferecido hoje, pela maioria dos provedores de banda larga. Com equipamentos mais moderno é possivel alcançar a velocidade de 200 Mbps.

A nova forma de navegar na internet conta com o apoio do governo, pois muitos brasileiros que não tem acesso a rede mundial, ganharão essa oportunidade. Por que apenas 3% da população não possui energia eletrica, mas esse índice deve chegar a 0% no final de 2010.

Outra vantagem do serviço é que haverá um queda drástica nos preços das mensalidade pagas para ter internet em casa, por que atualmente o mercado é dominado por operadoras de telefonia fixa.

Mesmo com tudo em mãos, teremos que esperar até que as empresas distribuidoras de energia elétrica se regularizem e começem a fazer as instalações necessárias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18