Valores que fazem a diferença

"Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro." - Pv.22:1
Nas últimas edições refletimos e expusemos os valores centrais da Portas Abertas. Eles representam os direcionadores de comportamento e são os reguladores de certo e errado para com todos os públicos que nos relacionamos.

Existem coisas evidentes no meio da juventude: inconsistência e incoerência, falar uma coisa e fazer outra, propor uma causa e ser contraditório nas atitudes e comportamento. Estas coisas decretam a morte do engajamento ou do envolvimento com a causa. Eu costumo dizer que valor é como uma violeta, tem que ser cuidado, regado, adubado todo dia, senão a plantinha morre e, no caso dos valores, sem praticar fica somente na intenção, na declaração do Código de Conduta. Os valores não são só uma questão moral ou boa prática de governança, é o alicerce das pessoas e das organizações. Cada vez mais práticas e comportamentos revelam o caráter dos negócios e dos gestores. O caráter sempre vale mais do que os resultados. Caráter não tem preço.

Nos últimos anos, o mundo inteiro assistiu espetáculos de grandes trapalhadas éticas por parte de indivíduos e instituições. Empresas de prestígio vindo abaixo de repente, bancos de saudável aparência maquiando resultados, dinheiro farto correndo por canais escusos. Tantos são os atalhos para chegar a ganhos financeiros rápidos que, mesmo pessoas bem-intencionadas, podem terminar perguntando se vale a pena praticar seus valores ou se os valores não os tornam mais lentos perante a concorrência. As ambiguidades são tantas que às vezes parece meio impensável a ênfase nos valores. Será mesmo impensável? Quando Deus viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra, e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal, Deus ficou tão triste que disse: "Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os grandes animais e os pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito" (Gn 6.7). A Noé, porém o Senhor mostrou benevolência. Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Os valores praticados por Noé influenciaram nossas vidas.

Quando Paulo ensina que a Igreja é o Corpo de Cristo, ele não está sendo teórico. A Igreja é a presença de Jesus, seu Corpo, neste mundo. O que é feito à Igreja como um coletivo de pessoas, é feito a Jesus. O que é feito aos cristãos individualmente, é feito ao seu Salvador. Jesus está presente no mundo através de nós! O ditado é verdadeiro: o único Jesus que muitos verão hoje é o Jesus que veem através de você e eu. Tenho repetido muitas vezes uma frase de Russell Shedd: "somos a bíblia que a sociedade está lendo". Que leitura estão fazendo de mim e de você?

Na Portas Abertas temos o desafio de caminhar sob a premissa dos nossos valores, promovendo relacionamento e confiança, para assegurar a reputação e credibilidade da nossa organização e da nossa gente. Ser diferente para fazer diferença através dos nossos valores, tão simples quanto verdadeiro. Que Jesus de Nazaré dê Graça para que sejam manifestos os sinais do Reino de Deus em nossas vidas!

Aguinaldo Cajaíba
Presidente do Conselho de Administração da Portas Abertas Brasil¹



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18