O quarto poder

Filme mostra a responsabilidade dos profissionais de comunicação ao apresentar exemplos de jornalistas que ferem a ética em busca de um furo de reportagem

Por Carlos Gutemberg
carlos.gutemberg@arcauniversal.com

As sociedades costumam ser constituídas por três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Em alusão a isso, o filme “O quarto poder” leva o espectador a refletir sobre a existência de outro “poder”, capaz de exercer uma forte influência sobre a formação da opinião das pessoas a respeito de algo: o da imprensa.

A trama se passa em uma cidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e conta a história de Max Brackett (Dustin Hoffman), um repórter de televisão que já foi um profissional respeitado em uma grande emissora, mas que vive um período complicado, em que só faz coberturas sem importância.

Em uma ocasião, enquanto Brackett fazia uma matéria num museu de história natural, ele testemunha um segurança do local, Sam Baily (John Travolta), que foi demitido, pedir seu emprego de volta. Não conseguindo ser atendido, o desempregado passa a ameaçar a diretora da instituição com uma espingarda e, acidentalmente, efetua um disparo, ferindo outro segurança, seu colega de trabalho.

Desesperado com a situação, Baily faz como refém um grupo de crianças que visitavam o museu. Diante daquela circunstância, o jornalista, que vive dias de anonimato, vê ali uma grande oportunidade de fazer a reportagem da sua vida. Ele procura convencer o segurança a lhe dar uma cobertura exclusiva para o caso, prometendo, em troca, comover a opinião pública com a triste história do guarda desempregado.

Pela televisão, em poucos instantes, a vida de Baily, que só queria o seu emprego de volta, começa a atrair a atenção das pessoas em todo o país. Totalmente envolvido com aquilo, motivado pela possibilidade de se projetar e voltar à evidência, Brackett chega até a atuar como negociador do sequestro. No entanto, nem tudo termina como ele planejou, em virtude da manipulação e do sensacionalismo criado em cima do caso.

O “quarto poder”, disponível em DVD, é um filme que, acima de tudo, nos mostra o peso da responsabilidade dos profissionais de comunicação, ao apresentar exemplos de jornalistas que ferem a ética em busca de um furo de reportagem, apenas em nome da audiência.

Fonte: ARCA UNIVERSAL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18