Eu e meus dois papais

Pesquisas com células-tronco revelam que um bebê pode ser gerado por pessoas do mesmo sexo — homens ou mulheres

Reinaldo José Lopes

No futuro, quando alguém fizer aquele velho comentário sobre crianças fofinhas: "Nossa, é a cara do pai!", será preciso perguntar: "Do pai número um ou do número dois?". A ideia parece absurda, mas, em princípio, não tem nada de impossível. A descoberta de que qualquer célula do nosso corpo tem potencial para retornar a um estado primitivo e versátil pode significar que homens são capazes de produzir óvulos, e mulheres têm chance de gerar espermatozoides.

Tudo graças às células iPS (sigla inglesa de "células-tronco pluripotentes induzidas"), cujas capacidades "miraculosas" estão começando a ser estudadas. Elas são funcionalmente idênticas às células-tronco embrionárias, que conseguem dar origem a todos os tecidos do corpo. Em laboratório, as células iPS são revertidas ao estado embrionário por meio de manipulação genética.

Em tese, para possibilitar o nascimento de bebês com o DNA de dois pais (ou mães), basta obter amostras de células do casal e reprogramá-las para produzir espermatozoides e óvulos. Existe uma complicação. É que trechos do DNA das células sexuais ficam marcados quimicamente, indicando quais genes vieram do pai ou da mãe. Essa marcação é essencial para o desenvolvimento do bebê. Enquanto os cientistas não aprenderem a controlar isso, a técnica provavelmente será tão arriscada e ineficiente quanto a clonagem, exigindo centenas de fecundações, bem como gestações de alto risco para a mãe e para o feto. É uma barreira considerável, mas que está longe de ser eterna ou insuperável.

LIGEIRAMENTE GRÁVIDOS
Como um casal de homens poderia ter filhos biológicos
1>>> É preciso obter amostras de tecido - células da pele, por exemplo - de um dos homens. O outro homem poderá simplesmente doar espermatozoides.




2>>> As células da pele são tratadas com substâncias que a fazem reverter a um estado primitivo. "Rejuvenescidas", elas podem gerar qualquer tecido do corpo humano.




3>>> Substâncias induzem as células a formar óvulos. Pode ser preciso mexer no DNA, para que elas "achem" que vieram de um corpo feminino





4>>> Óvulo e espermatozoide são unidos in vitro. O embrião resultante é implantado no útero de uma mãe de aluguel.




5>>> Um casal de homens possui o cromossomo X (em dupla, determinam uma menina) e o Y (produz filhos masculinos).

Fonte: Revista GALILEU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18