Padres irlandeses agrediram e violentaram crianças,diz relatório

Da Reuters

Por Padraic Halpin e Carmel Crimmins


DUBLIN (Reuters) - Um relatório oficial divulgado nesta quarta-feira acusou padres de espancar e violentar crianças durante décadas em instituições católicas na Irlanda. Os supostos responsáveis pelos abusos não foram revelados, no entanto.
Orfanatos e escolas industriais da Irlanda no século 20 eram locais de medo, negligência e abuso sexual endêmico, disse a Comissão de Investigação sobre Abusos às Crianças em um relatório de cinco volumes que levou nove anos para ser concluído.
A Comissão, liderada por um juiz da Alta Corte, denunciou gerações sucessivas de padres, freiras e Irmãos Cristãos -- uma ordem religiosa católica -- por espancar e, em alguns casos, estuprar crianças na extinta rede irlandesa de escolas industriais e reformatórios desde 1930.
"Quando confrontadas com evidências de abuso sexual, a resposta das autoridades religiosas era transferir o ofensor para outro local onde, em várias ocasiões, ele estava livre para abusar de novo", disse o relatório.
"Crianças viveram com o terror diário de não saber onde o próximo espancamento aconteceria", acrescentou o documento.
O relatório criticou severamente o Departamento de Educação da Irlanda por falhar em acabar com os crimes. Em alguns casos quando foi informado sobre o abuso sexual, o órgão "foi conivente com o silêncio", disse o relatório.
Uma ação dos Irmãos Cristãos, a maior provedora de amparo a meninos no país, fez com que a Comissão desistisse da sua intenção original de nomear as pessoas contra as quais as alegações foram feitas.
Nenhum dos acusados de abuso será processado como resultado da investigação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18