FICC e ACATE firmam parceria visando expansão das oficinas de Artes

Sempre disposta a fomentar a cultural local, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) firmou uma parceria com a Associação Cultural Amigos do Teatro (ACATE). O objetivo é incentivar crianças e jovens de diversos bairros de Itabuna a ter o primeiro contato com a música. O primeiro passo foi à criação da oficina de violão, ministrada pelo professor Paulo Maia, um dos músicos mais conceituados da região. 

Com mais de 50 alunos, as turmas foram divididas e distribuídas de hora em hora às segundas e quartas-feiras durante todo o dia, com intervalo para o almoço. As aulas acontecem no Teatro Sala Zélia Lessa, equipamento cultural do município administrado pela ACATE há mais de um ano.

A parceria foi concretizada após reunião entre os presidentes da FICC, Professor Roberto José da Silva, o presidente da ACATE Ari Rodrigues e a diretora do Teatro Sala Zélia Lessa a atriz e produtora Eva Lima, que viram naquela ação, um meio de diminuir a vulnerabilidade social, despertar a arte entre as crianças e jovens que participam do projeto e fomentar a cultura.

O Presidente da FICC, Professor Roberto José da Silva ratificou a importância da parceria e acrescentou que a cultura é um instrumento de relações sociais, sendo a forma em que os homens atuam em sociedade. "A resignação ou inconformismo com que o cidadão encara sua realidade é, sobretudo, uma conduta cultural", disse. Para Roberto, o próprio fato de o indivíduo se perceber enquanto cidadão é fruto de condicionantes culturais e históricas. Assim, uma ação de governo que se pretenda progressista, ou transformadora, tem a Cultura como prioridade.

Para o Presidente da Acate, Ari Rodrigues, a falta de pautas no Zélia Lessa impossibilita a diversidade das oficinas, já que a agenda do teatro é completamente lotada. Ainda segundo Ari, as oficinas estão garantidas até dezembro, mas com a possibilidade de serem ampliadas em 2014 com a parceria firmada com a FICC.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18