Camisinha X Igreja Católica

Igreja transfere padre que defende uso de camisinha em São Paulo


Defensor do uso da camisinha, o padre Valeriano Paitoni, de 61 anos, está sendo transferido para Itália a pedido de superiores da Igreja Católica. Segundo o jornal Folha de S. Paulo deste domingo, o padre, que atua na da zona norte de São Paulo, irritou parte da cúpula da igreja em São Paulo ao defender o uso de preservativos no combate contra o vírus da HIV.
O jornal diz que Paitoni foi comunicado de uma missão na Itália no início do ano. Após reações negativas da comunidade, o coordenador da congregação do padre, o Instituto Instituto Missões Consolata convocou uma reunião na quinta-feira (31) com a comunidade e a decisão foi reafirmada. Segundo a Folha, a transferência de Paitoni pode prejudicar seus três abrigos para crianças e jovens com Aids. Segundo fiéis, a arquidiocese argumenta que um projeto social mantido por uma entidade não pode ocupar o espaço da paróquia.


Camisinha não motivou mudança, diz igreja


O padre Lírio Girardi, coordenador do Instituto Missões Consolata no Brasil, negou que a Igreja Católica tenha afastado o padre italiano Valeriano Paitoni porque o sacerdote defende publicamente o uso da camisinha. A transferência para a Itália, diz Girardi, faz parte do trabalho de quem é um missionário.
Paitoni trabalha há 33 anos na paróquia Nossa Senhora de Fátima do Imirim, na zona norte da capital, e, desde 2000, defende o uso do preservativo para a prevenção da Aids - opondo-se às orientações do Vaticano. Na reportagem publicada ontem pelo Agora, os fiéis apontam que este seria o motivo da mudança. "Eu acho que tudo isso é intolerância da igreja diante da postura do padre", diz a babá Gláucia Michelle, 19 anos, que mora em um dos abrigos dirigidos pelo religioso.
Mas o Instituto Missões discorda dos fiéis. "A decisão não tem relação com a questão da camisinha. Isso faz parte da vida de quem é missionário", afirma Girardi. "A transferência foi decidida pela direção geral, que está em Roma, e vem sendo dialogada com o padre Paitoni desde maio de 2009. Ele, inclusive, concordou com a mudança", disse o coordenador do Instituto Missões.

Fonte:



Comentários

Prô Dani disse…
É esse tipo de atitude que me decepciona na igreja católica, a melhor missa que assisti na minha vida é a do padre Valeriano, além de que só ele tem a CORAGEM de realizar esse trabalho lindo com as crianças, pois caso contrario a arquidiocese já tinha mudado o responsavem anteriormente. Isso não pode acontecer, pois se o padre for embora para a Italia eu sei e sinto que o trabalho dele acabara, mais cedo ou mais tarde e coitadas das crianças.....

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18