Fórum Social Mundial completa 10 anos e quer mobilização permanente: "Nem Jesus ficou só nas ideias"




Um dos coordenadores do Fórum Social Mundial disse nesta segunda-feira (25/1), em Porto Alegre, durante avaliação, em retrospectiva e perspectiva, dos 10 anos do movimento que combate o neoliberalismo e o imperialismo, que é preciso "sair da concentração e do vestiário, onde se combina táticas, para entrar em campo para mudar a correlação de forças que existe no mundo". A declaração foi feita por um dos principais líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, que complementou: "Só com ideias, nem Gandhi e nem Jesus Cristo puderam mudar o mundo". Parte das palestras foi transmitida ao vivo pela NBR TV e no site do evento.

Stédile fez um apanhado histórico e lamentou o fato de continuarmos “com a hegemonia do capital no mundo”, de “a maioria dos governos serem de direita”, e do “predomínio do poder do capital sobre a mídia” (exemplificou dizendo, com certo exagero: “só falam mal de nós”. E sugerindo: “precisamos construir alternativas de comunicação”). Ele também exaltou o que considera como vitórias obtidas pelo Fórum: “Conseguimos contribuir para a derrota do neoliberalismo como ideologia. Diziam que chegamos ao fim da história e que o mercado e as empresas resolveriam o problema dos povos. Não resolveram”.

Outra declaração de destaque foi feita por Oded Grajew, da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania: “Dizer que outro mundo é possível é também viver este outro mundo possível hoje. Cada entidade e organização participante deve refletir: Como tratamos nossos funcionários? Como compramos e de quem compramos? Como consumimos no dia-a-dia? Como tratamos nosso semelhante?”.

A representante do Fórum Social Europeu, Raffaella Bollini, completou: “Temos que aprofundar a discussão com os movimentos sociais, com a sociedade civil para romper com a essa sociedade hegemônica. Como uma rede que tem ideias para salvar o mundo, temos que colocá-las em prática”. (Por Lenildo Medeiros, com texto da Agência Brasil no último parágrafo)


Fonte: Agência Soma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18