FSM 2010: "Um novo mundo é possível, urgente e necessário"


Numa entrevista coletiva domingo, 24/1, a coordenação do Fórum Social Mundial (FSM), que começa nesta segunda-feira, 25, em Porto Alegre, fez um balanço positivo dos dez anos do evento. Participaram Oded Grajew, Francisco Whitaker, do Conselho Internacional, e Celso Woyciechowski e Lélio Falcão, da direção local do evento. Grajew declarou: "Os neoliberais diziam que o pessoal das entidades organizadoras queriam destruir máquinas e fazer um retorno na história, que já estávamos no fim da história e o mercado livre regularia as relações entre os homens. O tempo demonstrou que justamente os países que seguiram as propostas sociais do FSM de um novo mundo possível foram os primeiros a superar a crise que se abateu sobre o capitalismo global”. E ainda comentou que Davos 2009 (fórum econômico mundial que reúne empresários e políticos de linha antagônica ao do FSM) transcorreu num "clima de velório".

Francisco Whitaker, por sua vez, disse que, se o slogan do evento no início era “Um novo Mundo é possível”. Este ano deverá ser mudado para: "Um novo mundo é possível, urgente e necessário". Pois "precisamos salientar a urgência da mudança para garantir a sobrevivência da humanidade”.

Apesar de ser uma das 30 atividades em preparação ao FSM centralizado de 2011 em Dakar, no Senegal, a edição da Grande Porto Alegre já tem garantida a participação de 30 mil pessoas de 28 países inscritas em algumas das 500 atividades espalhadas pelas sete cidades da Região Metropolitana, segundo dados preliminares do setor de credenciamento.

Fonte: Agência Soma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18