A igreja e a política no Brasil




Um dos mais importantes comentaristas políticos do país, o jornalista e ex-deputado federal (cassado pela ditatura militar), Márcio Moreira Alves, que faleceu em março de 2010, deixou em seu site o livro “A Igreja e a Política no Brasil” para download. Parte de uma vasta obra literária, “A Igreja e a Política no Brasil” (de 1979), segundo a descrição no site, “analisa o papel que a Igreja Católica, tomada no seu conjunto organizacional, poderá vir a desempenhar na luta pelas transformações de “uma das sociedades mais injustas e violentas que existem no mundo de hoje”. O prefácio é de Frei Betto.

O livro foi escrito em 1973, em francês, e apresentado como tese de doutoramento à Fondation Nationale des Sciences Politiques, de Paris. “Uma versão reduzida, da qual se eliminou a excessivamente acadêmica introdução metodológica, foi publicada pelas Éditions du Cerf, em 1974. A edição brasileira, de 1979, revista, aumentada, reordenada e atualizada, é baseada na publicação francesa, embora a corrija e altere substancialmente”.

O jornalista e ex-deputado federal Márcio Moreira Alves morreu, aos 72 anos, de falência múltipla dos órgãos, insuficiência renal e respiratória, após um longo período de internação. Ele estava internado há cinco meses no Hospital Samaritano, depois de ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC).

Tereza Cruvinel, Presidente da Empresa Brasileira de Comunicação, comentou, no site Agência Brasil, aspecto da postura jornalística de Márcio Moreira Alves: “nestes tempo em que impera a máxima “bad news is good news” (notícia boa é notícia ruim), lembro de seus “Sábados Azuis”. Todo sábado, ele dedicava sua coluna à narração de um fato positivo, uma experiência construtiva para a cidadania e a superação de nossas mazelas, por ele testemunhada em algum lugar do Brasil profundo”.

Faça aqui o download de “A Igreja e a Política no Brasil”, de Márcio Moreira Alves.

Outra opção de download da obra.

Fonte: Agência Soma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18