Papa João Paulo ll se flagelava frequentemente, diz livro

PHILIP PULLELLA
da Reuters, em Roma

O papa João Paulo 2º se flagelava regularmente para imitar o sofrimento de Cristo e teria assinado um documento secreto comprometendo-se a renunciar ao pontificado, em lugar de ocupá-lo de modo vitalício, se ficasse incuravelmente doente. As revelações estão contidas em um livro recém-lançado.

O livro, intitulado "Why a Saint?" ("Por que um santo?", em inglês), foi escrito por monsenhor Slawomir Oder, o funcionário do Vaticano encarregado do processo que pode levar à canonização de João Paulo, e inclui alguns documentos inéditos.

João Paulo 2º morreu em 2005 e esteve doente, passando por sofrimento físico, durante vários momentos de seu pontificado. Ele foi baleado e quase morto em 1981, foi submetido a várias cirurgias, incluindo uma devida a um câncer, e sofreu da doença de Parkinson por mais de uma década.

Lançado na terça-feira, o livro revela que, mesmo quando não estava doente, João Paulo se flagelava, algo que no cristianismo é conhecido como mortificação, para sentir-se mais próximo de Deus. "Tanto em Cracóvia como no Vaticano, Karol Wojtyla se flagelava", escreve Oder no livro, citando depoimentos de pessoas do círculo mais próximo de João Paulo na época em que ainda era bispo em seu país de origem, a Polônia, e depois de ser eleito papa, em 1978.

"Em seu armário, em meio a suas vestimentas, um tipo especial de cinto ficava pendurado num cabide, e ele o usava como açoite", escreve Oder. Ainda segundo o autor, quando era bispo na Polônia João Paulo frequentemente dormia no chão duro para praticar o ascetismo.

Muitos santos da Igreja Católica, incluindo São Francisco de Assis, Santa Catarina de Siena e Santo Inácio de Loyola, praticavam a flagelação e o ascetismo como parte de sua vida espiritual.

O livro também confirma que, quando sua saúde ficou fragilizada, João Paulo redigiu um documento para seus assessores afirmando que renunciaria ao pontificado se ficasse incuravelmente doente ou permanentemente incapacitado de cumprir seus deveres de papa. Ele assinou o documento em 15 de fevereiro de 1989, oito anos após o atentado fracassado contra sua vida. A existência do documento foi motivo de muitos rumores e relatos ao longo dos anos, mas o texto foi publicado na íntegra no livro, pela primeira vez.

No final, o papa decidiu permanecer em sua função até sua morte, dizendo que isso era para o bem da Igreja. Se tivesse renunciado, teria sido o primeiro pontífice católico a fazê-lo por vontade própria desde 1294. João Paulo chegou mais perto da canonização no mês passado, quando o papa Bento aprovou um decreto reconhecendo que seu predecessor viveu a fé cristã heroicamente. Foi um dos passos chaves no procedimento pelo qual a Igreja reconhece seus santos.

O próximo passo será o reconhecimento de um milagre atribuído a João Paulo. O milagre envolve uma freira francesa que foi inexplicavelmente curada do mal de Parkinson depois de fazer uma oração para o papa. Depois de o Vaticano reconhecer o acontecimento como milagre, João Paulo poderá ser beatificado. A beatificação é o último passo antes da canonização.

Comentários

Anônimo disse…
João Paulo II é sem margem de duvida o mais SANTO de Todos os Papas.
Sou uma fiel devota do Santo Padre João Paulo II.
Que ele nos protega.
Anônimo disse…
ele nada mais e do que o oitavo rei de apocalipse 17;11 ou seja A BESTA OU FALSO PROFETA, apocalipse 13;3 foi ferida de morte e foi curada, desde que o vaticano virou estado em 1929 são sete reis ou papas até o bento o oitava rei é a besta que foi morta e reviveu, na carta de judas verso 9 satanas queria encarnar no corpo morto de moises para enganar o povo, assim satanas vai descer e tomar o corpo do papa joão paulo ll que no dia primeiro de maio de 2011 vai ser desenterrado seu corpo estará intacto devido ao ritual realisado e seu corpo que esta no caixão de chumbo, examine video sobre a ultima profecia apocalipse 12;12
Anônimo disse…
A esse irmão, que cita o Apocalipse, respondo, citando palavras do próprio Jesus Cristo Nosso Senhor Salvador e Redentor."Pai perdoa-lhes, pois não sabem o que falam"
Anônimo disse…
Amanhã quando celebraremos 06 anos do falecimento do santo padre, é impossível não lembrar dele com saudade. Aproveito para repetir à essa pessoa que o chama de besta, o que disse Jesus:" As portas do inferno nunca prevalecerão contra a igreja."
Anônimo disse…
O mais santo que ja pisou na terra foi o SENHOR JESUS que não teve pecados.Joao Paulo era pecador.Com certeza a igreja catolica é a babilonia de apocalipse.
João Paulo Marques disse…
eu irei rezar por você que fala isso, desse homem santo, por que realmente vc não sabe o que faz e fala. que joão paulo ll possa intersedar por vc , pois você precisa de cura espiritual, você precisa de renovação, seja mais fiel ao a si proprio e crea em Deus.irei lembrar de vocÊ em minhas orações.
Anônimo disse…
Com certeza a igreja católica ganha muito com a beatificação de João Paulo ll, sem sombra de dúvidas ele foi uma grande exemplo da vivência da fé cristã católica, sua sensibilidade pelos problemas dos menos favorecidos , o amor para com as crianças e principalmente seu carisma me deixam cada vez mais apaixonada por sua história de vida, se todo ser humano da face da terra tentassem ser ao menos um por cento do que ele foi em toda sua vida viveriamos num mundo melhor....
Claudinei disse…
Ques DEUS ilumine a beatificaçao do papa João Paulo II, pois a FÉ anima a nossa Igreja. Tambem rezo e peço orações pela beatificação do nosso milagroso padre Donizete de Lima de Tambaú-SP. Amen.
Anônimo disse…
ei
- lari :* disse…
VIVA O SENHOR RESSUCITOU,ELE ESTÁ VIVO EM NOSSO MEIO...EM CADA SANTO QUE PASSA AQUI NA TERRA PORQUE SOMOS TODOS CHAMADOS A SER SANTOS QUEM NÃO QUISER A SANTIDADE IRÁ OBVIO, PARA O INFERNO.JOÃO PAULO II NÃO SÓ SERÁ SANTIFICADO MAS ELE ERA SANTO QUANDO VIVEU AQUI,APENAS A IGREJA ESTÁ RECONHECENDO ESSA SANTIDADE AGORA.NÃO DEVEMOS PROCURAR O CÉU POIS O CEU VEIO ATÉ NÓS POR JESUS CRISTO "O REINO DE DEUS ESTÁ ENTRE VÓS";E AOS BESTAS QUE FICAM PROCURANDO AS BESTAS COM CERTEZA A ENCONTRARÃO SE JÁ NÃO VIVEM AGARRADOS A ELA.
BEATO JOÃO PAULO II,ROGAI POR NÓS E POR ESSES TAMBÉM.
ALETE-PARANAGUÁ PARANÁ.
maria elza disse…
Senhor JESUS CRISTO, eu ti peço pela intercessão do Beato João Paulo ll, que abeçoe minha família e livre-lhos dos pecasos e der-lhes a conversãodo corpo e da lama. Beato João Paulo ll,
interceda por mim e pela minha família eu ti peço que abençoe o meu sobrinho que esta na barriga da minha sobrinha Poliana de Cássia e tbm abençoe ao meu irmãoAudenis Silva santos e a sua esposa Cícera Jarlene e aos seus filhos Antonio Francisco S. santos Neto e Adnan Francisco S. santos e Akilles fracisco S. Santos e a toda minha família, amém
Obrigada Senhor pela beatificaçã de João Paulo ll e que DEUS nós abençoe e nos guardem amém,
Maria ELza Silva Santos-Recife/ PE
maria elza disse…
Beato João Paulo ll, rogai por nós junto ao nosso bom JESUS CRISTO, JOÃO PAULO ll, INTERCEDE POR TODOS NÓS AQUÍ NA TERRA, AMÉM
Anônimo disse…
Olá

Gostaria de agradecer a Deus por nos ter dado João Paulo II, como exemplo de vida e de vivencia, e quero pedir, que pela intercessão do Beato João Paulo II, que eu e minha familia encontramos o caminha do céu.
Beato João Paulo II, rogai por Nós.
Amém.
Anônimo disse…
A pessoa que citou o Apocalipse:
A Crúz Sagrada seja minha luz, não seja o dragão meu guia, retira-te satanás, não nos aconselhe coisas vãs é mal o que me ofereces, bebe tú mesmo o teu veneno.
Ganhamos um grande intercessor no céu. São João Paulo ll.
HELENICE disse…
Com certeza estas pessoas que citam paragrafos inteiros da biblia não sabem ao certo o que leêm e muito menos o que quer dizer. Interpretam conforme lhes convem. Antes de falar asneiras deveriam ter conhecimenmto verdadeiro sobre as coisas de Deus. Querido aninimo BESTA e´você em querer criar polemica em torno daquilo que não entende e com certeza nunca esperimentou: o AMOR, é só isso que o Santo Padre o Papa João Paulo fez na vida.
Anônimo disse…
Não entendo porque os católicos teimam em adorar alguém que não seja Deus, o Espírito Santo e Deus. Paulo no livro de Atos cap. 14 versículo 9 cura um coxo desde o nascimento e a multidão os chamaram de deuses e querim fazer sacíficios para eles (Paulo e Barnabé). No versículo 14 mostra que eles rasgaram suas vestes e disseram que eram homens como eles e no vers. 15 vem mostrar que eles queriam que eles se convertessemao Deus Vivo, que fez o céu e a terra, e o mar e tudo quanto há neles.
Conseguiram impedir que a multidão sacrificassem a eles, mas foram apedrejados e Paulo lançado na rua como morto. Ele preferiu morrer a que alguém o adorasse.
O Papa não iria querer ser adorado.
Adorai a Deus e dai-lhe graças.

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18