::.O Cristão e a política

Uma verdade afirmar que todo ser humano é um ser político. Afinal, todos vivenciam a realidade da política. Fazemos política, por exemplo, quando participamos das decisões de condomínios e dos grêmios estudantis, quando votamos nas eleições e quando participamos das assembléias de moradores de nosso bairro, discutindo sobre a coleta de lixo, construção de poços de saúde, melhoria do ensino público.

A política faz parte da nossa vida. Uma decisão do Presidente da República tem o poder de interferir até no nosso horário, quando fixa-se a data de início e término do horário de verão. As decisões de Brasília influenciam no valor do salário mínimo, no índice de reajuste do aluguel, nos impostos, nas mensalidades escolares, na oferta de emprego.

Todavia, houve um tempo em que a política era tratada como uma coisa suja e lugar só de gente corrupta, de onde os evangélicos deveriam manter-se afastados. Este tempo passou e deixou graves seqüelas: nossa omissão e falta de união resultou em grandes avanços do inimigo. Deus nos fez cidadãos e precisamos usar nossos direitos para o bem de nossa cidade, estado e nação. O cristão não pode se satisfazer em ser mero espectador dos acontecimentos históricos, ele tem que interferir no processo político-eleitoral.

Os evangélicos podem e devem exercer cargos públicos. No entanto, algumas experiências têm revelado despreparo científico e ético desses representantes eleitos. As igrejas têm o dever de oferecer à sociedade homens e mulheres preparados, sensíveis e moralmente comprometidos com valores do Reino de Deus, em especial com a justiça. Muitos dos nossos irmãos e irmãs já tomaram consciência dos seus direitos, o que os impulsionou à participação política direta.

Jesus nos chamou para sermos o sal da terra e a luz do mundo (Mateus 5:13-16). Em contato com as realidades deste mundo, os cristãos devem contagiá-lo, a fim de transformá-lo. Esta é a missão do cristão na política.

O político cristão tem que lutar pela igualdade social e pela dignidade dos cidadãos, nunca pelos privilégios e interesses daqueles que dominam e exploram o povo. Espera-se dos cristãos na política uma produção legislativa séria, impactos positivos na sociedade, atuação transparente, compromisso com os valores cristãos. A política é ferramenta eficaz colocada nas mãos de vários cristãos para servir ao próximo.

Precisamos levar a política mais a sério. O político cristão é agente de mudança positiva nesse mundo, que se degenera a cada manhã.


Esmael Barbosa Almeida
Membro da Igreja Evangélica Batista de Vitória
IEBV – Jardim da Penha
Postado em 15/9/2008 por www.getsemani.com.br

extraído do portal IBC- www.portalibc.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18