Estudo VII – O Reencontro com a Missão (Jonas 3:3-4)


Por Profº Gilvan Silva Santos







É possível redescobrir a missão: Na misericórdia do Senhor aprendemos e crescemos; A vida só tem sentido quando somos habilidosos em compreender as "sinalizações" de Deus que servem para nos aperfeiçoar; caso contrário, a vida se torna um tremendo naufrágio. Jonas é um homem que perdeu o sentido da vida. Um homem sem eixo, sem centro, sem perspectiva - literalmente jogado de um lado para o outro pelas ondas da vida. Todavia, na segunda oportunidade: Jonas resolve obedecer (v.3) A atitude de Jonas deve ser a nossa também: Levantar-se e partir ao encontro da missão que Deus nos confiou; Jonas estava impactado por seu mergulho no fundo do mar, no fundo de si mesmo e, resolve obedecer ao chamado divido Por todas as Escrituras, a figura de águas ou chuvas é usada para representar uma visitação de Deus que invade um povo ou nação Finalmente, Jonas vai a Nínive falar da Palavra de Deus: Essa cidade era muito importante por causa do povo que nele habitava (seu perímetro era aproximadamente 96 km e ela tinha cerca de 600.000 habitantes (3 vezes população de Itabuna); Qual foi a pregação que Deus entregou a Jonas? “Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida” (v.4). O conteúdo da mensagem de Jonas só comporta justiça (v.4); Jonas não fala em nenhum momento sobre o perdão de Deus – ele, de fato, odiava os ninivitas; Não era uma mensagem de misericórdia, mas uma sentença de condenação. Era o anúncio do juízo de Deus sobre a cidade. A destruição viria quarenta dias depois da pregação. Todavia, o povo tinha tempo para analisar o conteúdo e, se quiserem, se arrependerem. Deus estava rompendo barreiras eclesiásticas e alcançando pessoas que para Jonas não eram “santificadas” Deus contempla às pessoas. No caso de Nínive, pessoas sanguinárias que mereciam uma oportunidade de arrependimento antes de destruição iminente; A Igreja precisa cumprir sua missão integral, na dimensão vertical (Deus) e horizontal (pessoas): Deus está nos dizendo que precisamos ir alem de nossa posição atual; Devemos esperar nEle até que nossos corações sejam quebrantados, até que sejamos conduzidos a uma nova dimensão (vivermos na dimensão do Espírito); Precisamos edificar o Edifício de Deus aqui na Terra; Para cumprir a missão, é preciso sacrifício, esforço: Jonas inicialmente preferiu o sono, o comodismo. Não quis romper para a vida; Preferiu dormir a amar: A recusa em conhecer a nós mesmo, provoca “algemas” na alma Jonas perdeu todo sentimento espiritual. Orou apenas duas vezes em todo seu livro: Uma no ventre do peixe, numa atitude de extremo desespero, e outra quando estava ressentido e magoado por Deus ter poupado Nínive. A verdade é que quando deixamos de buscar ao Senhor, e deixamos nossa vida de devoção a Ele, é um péssimo sinal. Precisas dar uma resposta à Deus... Cumprir a missão apenas por obrigação, não acrescenta nada em nossas vidas (Lc 17.9-10) Jonas continuou percorrendo aquela grande cidade proclamando a simples mensagem de arrependimento e o resultado foi sem paralelos em toda a história humana: A Palavra de Deus nunca volta vazia, ela sempre realiza seu trabalho (Is 55.11) Temos que ir ao encontro do outro, mesmo que seja em Nínive

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18