Jesus, a Igreja Primitiva e a Sola Scriptura

I - Jesus sempre usou as Escrituras para provar ou defender a verdade.

Mateus 4:1-11 - Jesus foi tentado três vezes pelo diabo e a cada tentação Jesus respondia não com alguma tradição oral, mas com um poderoso "ESTÁ ESCRITO". Se havia alguém que poderia usar a tradição oral este era Jesus, mas mesmo assim Ele escolheu o caminho mais certo, na verdade o único caminho capaz de derrotar Satanás - citar as Escrituras. Ora, Jesus, Ele mesmo era autoridade para citar sua própria Palavra oral e derrotar o diabo, mas Ele preferiu a Palavra Escrita. Isso para nós é um exemplo vívido de como a igreja não deve se fiar em sua própria Palavra [nas suas tradições], mesmo proferida por homens santos, mas na Palavra escrita de Deus. Não é o catecismo luterano ou reformado que devemos seguir, mas a bendita Palavra de Deus.

1. Jesus nunca menciona as tradições orais de modo positivo como se fossem inspiradas por Deus.

2. Todas as vezes que Ele defende a verdade, volta-se para as sagradas Escrituras.

3. A única vez que Jesus menciona a tradição oral dos judeus é para condena-la. (Marcos 7:7-13)

Jesus esperava que até mesmo seus inimigos pudessem interpretar as Escrituras. Ele simplesmente mandava as pessoas lerem:

1. "Jesus respondeu: - Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus. Marcos 12:24

2. "Não lestes..." Mateus 12:3

3. "Ou não lestes na Lei..." Mateus 12:5

4. "Nunca lestes nas Escrituras... Mateus 21:42

5. "O que está escrito na lei? Como lês? Lucas 10.26

6. "Mas Jesus olhou bem para eles e disse: - As Escrituras Sagradas afirmam: "A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas." Lucas 20.17

7. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." João 5.39

Lucas 10:26: "O que está escrito na Lei? Como lês?. Jesus esperava que até mesmo seus inimigos pudessem interpretar corretamente a Bíblia por simplesmente lê-la. Diferentemente de Jesus, os católicos não perguntam o que diz as Escrituras, mas como sua igreja interpreta as Escrituras. Então você não possui nenhuma escolha para discernir por si mesmo a não ser aceitar o que eles querem empurrar como interpretação.

II - Os cristãos primitivos usavam somente as Escrituras para determinar a verdade

Paulo - Atos 17:2: "Conforme o seu costume, Paulo foi lá e nos três sábados seguintes falou sobre as Escrituras Sagradas com as pessoas que estavam ali na sinagoga."

Atos 17:28: " Pois Apolo, com argumentos fortes, derrotava os judeus nas discussões públicas, provando pelas Escrituras Sagradas que Jesus é o Messias."

Os Bereanos - Atos 17:11-12: "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim".
Comentário: Ainda que os apóstolos foram inspirados por Deus e chegaram a transmitir isto por algum tempo de forma oral, os bereanos foram direto nas Escrituras para determinar a verdade final. A Tradição oral é sem valor sem o testemunho das sagradas Escritura! Diferente dos bereanos, os católicos nunca deixariam você procurar a verdade final nas Escrituras porque acreditam que sem a interpretação final da sua igreja através da tradição oral você não pode compreendê-la. Mas veja que Paulo não censurou aqueles cristãos, antes foram elogiados por Lucas como "mais nobres" do que os outros por aderirem ao princípio do Sola Scriptura.

a) A Igreja estava envolvida com as Escrituras
"Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão." I Timóteo 4.13

b) As Escrituras é compreensível até mesmo para uma criança
"E, desde menino, você conhece as Escrituras Sagradas, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus." II Timóteo 3.15

c) Leia e você entenderá...
Pois escrevemos a vocês somente o que vocês podem ler e entender. Agora vocês nos entendem só em parte, mas espero que cheguem a nos compreender completamente, para que, no Dia do nosso Senhor Jesus, vocês tenham orgulho de nós, como nós temos de vocês.

d) Devemos ficar somente com o que está escrito
E eu, irmãos, apliquei essas coisas, por semelhança, a mim e a Apolo, por amor de vós, para que, em nós, aprendais a não ir além do que está escrito, não vos ensoberbecendo a favor de um contra outro." I Coríntios 4.6

e) As Escrituras são suficientes para qualquer área da nossa vida
"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para
corrigir, para instruir em justiça, Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente
instruído para toda a boa obra." II Timóteo 3.16,17

f) Se porventura existisse somente os escritos de João, ele sozinho seria suficiente para mostrar a salvação em Jesus Cristo.
"Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome." João 20.31

"Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus." I João 5.13

g) Somente as Escrituras trazem esperança e gozo
"Pois tudo quanto foi escrito anteriormente, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança." Romanos 15.4

"Estas coisas vos escrevemos, para que o nosso gozo seja completo." I João 1.4

Fonte: Ministério CACP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18