Cape Town 2010 vai reunir 4,5 mil líderes na África do Sul e uma rede de milhões de crentes ao redor do mundo

s olhos do mundo esportivo estão voltados para a África do Sul, onde, nos meses de junho e julho deste ano, será disputada a Copa do Mundo Fifa, maior evento do futebol mundial. Contudo, mesmo depois do fim da festa da bola, a mais próspera nação do continente africano continuará atraindo as atenções, só que de outro segmento – igrejas, pastores e entidades cristãs têm encontro marcado na Cidade do Cabo entre os dias 16 e 25 de outubro de 2010. Serão mais de 4,5 mil líderes de todas as línguas, povos e raças, uma santa babel representando 200 diferentes nacionalidades, todos reunidos sob o tema Deus em Cristo, reconciliando o mundo com ele mesmo, baseado na segunda carta de Paulo à igreja de Corinto. Dali, espera-se, o Corpo de Cristo sairá muito mais fortalecido para cumprir sua missão de anunciar o Evangelho ao mundo e oferecer respostas seguras aos desafios da pós-modernidade.

O III Congresso Internacional de Evangelização Mundial segue os passos do histórico Congresso de Lausanne, realizado na Suíça em 1974 e que moldou a face do protestantismo contemporâneo, lançando os fundamentos teológicos para uma evangelização mundial intencional e colaborativa. Agora, a escolha do local expressa bem a nova realidade de uma Igreja que, de anglo-saxã e ocidental por excelência, tem visto suas novas expressões mais significativas no que antes era considerada uma mera periferia morena – a cristandade africana, latinoamericana e asiática. “Com a maioria dos cristãos hoje nestes continentes, é preciso estabelecer um novo equilíbrio mundial, com base na visão comum e compartilhada de chamada”, enfatiza Doug Birdsall, presidente executivo de Cape Town 2010, evento que conta com a colaboração da Aliança Evangélica Mundial.

Discussão internacional – “Vamos mostrar ao mundo uma África onde Deus está operando redenção e transformação”, exulta o nigeriano Gideon Para-Mallam, vice-diretor internacional do Movimento de Lausanne. Nunca antes na história da Igreja Evangélica um concílio será visto e acompanhado por tantos ao mesmo tempo. No melhor estilo da aldeia global preconizada por Marshall McLuhan, crentes do mundo todo poderão acompanhar tudo através de sites interativos.

Uma rede de centenas de seminários, igrejas, missões e organizações eclesiásticas já se formou para participar do megaevento. O Movimento de Lausanne fornecerá ferramentas para sites, bem como recursos impressos, em vídeo e áudio e noticiários em tempo real.

Para o diretor do projeto Cape Town GlobaLink, a ideia é fomentar uma discussão internacional a partir do que dirão alguns dos mais destacados dirigentes e pensadores cristãos da atualidade. “Não queremos apenas observadores”, diz Larry Russell, “mas participantes. Este é um congresso mundial e estamos trabalhando para envolver toda a Igreja Evangélica”. Além dos temas estritamente religiosos, pautas da agenda mundial, como fome e pobreza, terrorismo, degradação ambiental e economia solidária estarão na pauta de Lausanne III. “Esta será uma grande oportunidade para unir os cristãos em torno de questões-chave”, avalia Victor Nakash, presidente do Colégio Teológico do Zimbábue e presidente de Cape Town Globalink. Ele incentiva a formação de grupos para acompanhar os trabalhos em escolas, congregações e agências missionárias antes, durante e depois do congresso.

“A ideia é muito interessante por permitir que muito mais cristãos no mundo acompanhem e participem do congresso”, opina Lissânder Dias, coordenador executivo da Rede Mãos Dadas e membro da Igreja Presbiterina de Viçosa (MG). “É uma ótima oportunidade para que grupos se reúnam, assistam e discutam sobre missões para além dos jargões superficiais”. Quem quiser inscrever sua organização no sistema e obter mais informações sobre os preparativos e inscrições para o III Congresso Internacional de Evangelização Mundial pode acessar o site www.lausanne.org. A inscrição para GlobaLink está disponível até maio, mas mesmo depois disso a organização disponibilizará diversos serviços e muita informação na homepage oficial. É clicar e participar, com a certeza de que se está fazendo história.

Fonte: CristianismoHoje

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18