A união entre os santos permite a atuação do Espírito



Em Atos 13:1-2 lemos: “Na igreja de Antioquia havia os seguintes profetas e mestres: Barnabé; Simeão, chamado de "o Negro"; Lúcio, de Cirene; Manaém, que havia sido criado junto com o governador Herodes; e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”. O Espírito Santo pôde falar a cada um, porque quando oravam, tornavam-se um com o Espírito: “... Mas quem se une ao Senhor, forma com Ele um só espírito (I Cor 6:17). Na Versão da Linguagem de Hoje, lemos:  Porém quem se une com o Senhor se torna, espiritualmente, uma só pessoa com Ele”. O Senhor queria enviar Barnabé e Saulo para uma obra específica, por isso Ele mesmo os chamou: nada foi pela vontade humana, nem pelo esforço de nenhum dos dois.
          Os apóstolos foram comissionados para uma grande obra e missão e precisam cumprir seu ministério da melhor forma possível.Para o Senhor sempre deve ser feito o melhor. Esses cinco líderes em Antioquia, depois de ouvirem a instrução do Espírito Santo, jejuaram, oraram e impuseram as mãos sobre Saulo e Barnabé e os despediram, “então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram (At 13:2)”. Eles não questionaram o que foi decidido nem ficaram com dúvidas se era ou não o Espírito Santo que havia falado, eles foram um com o Espírito. Que grande confusão nos dias de hoje; é tanto “Deus mandou dizer”, tanta “profetada” e tanto“revelamento”. Os discípulos conheciam a voz do Espírito e tinham ido fazer essa obra do Espírito. É comum hoje vemos muitos irmãos tomarem decisões precipitadas, sem a direção e a permissão do Espírito Santo. Tudo o que fizermos deve ter origem no Espírito se somos um com Ele. Barnabé e Saulo foram enviados pelo Espírito Santo, então o que eles faziam era o próprio Espírito Santo que fazia. Graças a Deus que temos esse companheiro conosco.
          A partir da igreja em Antioquia começou a propagação e expansão do Evangelho para levantar as igrejas no mundo gentio. O Espírito Santo separou Barnabé e Saulo, sendo confirmados pelos irmãos líderes da igreja local, que impuseram as mãos sobre eles e os despediram. O Espírito trabalha em conformidade com a liderança e a confirma Seu chamado através dela. Eu mesmo sou prova disso, quando fui separado para uma obra especifica pelas mãos de líderes da Igreja Batista do Caminho das Árvores (Salvador/BA) na Comunidade Evangélica El Shaddai. Os discípulos não se limitaram a ficar na terra da Judéia ou de Samaria, mas saíram para expandir o Evangelho, poder de Deus, a toda terra habitada. A eterna vontade de Deus é que propaguemos Sua Santa Palavra em todo lugar, que sejamos fecundos, multipliquemo-nos, enchamos a terra e a sujeitemos(Gn 1:28)
          Deus proporcionou um novo começo com Barnabé e Saulo, e, para isso, o Espírito Santo pessoalmente, enviou esses dois apóstolos para a obra. Nada foi desorganizado, tudo teve a coordenação dos irmãos lideres da igreja que estava em oração. Por estarem orando, eles eram um e isso abriu a oportunidade para o Espírito Santo lhes falar: E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado (At 13:2). Deus também nos levantou para expandir o evangelho em nossa casa, vizinhança, escola, trabalho; onde estivermos e em todo o tempo. Igualmente precisamos sair para fazer a obra da expansão. Mas precisamos de um começo na presença de DEUS, na unção do Espírito. Quando o Senhor nos fala, devemos agir em unidade com Ele e com os irmãos. Dessa forma seremos Seus cooperadores, dando continuidade aos atos dos apóstolos e a vontade do Senhor se cumprirá.
          Quando você começar a estudar o Novo Testamento perceberá que onde o Senhor Jesus Cristo estava, a sede, a fome, a enfermidade, a dor e a própria morte não podiam estar. Não há harmonia entre o Senhor e essas coisas, que fazem parte de nossa natureza pecadora.
          Há ocasiões em que, ao olhar para a condição das pessoas, não sabemos o que eles realmente precisam, ainda que o pensamento humano dispare na frente em busca de uma solução na tentativa de satisfazer material a fisicamente a carência dos outros. Precisamos oferecer exatamente aquilo que a alma humana verdadeiramente precisa e a satisfaz plenamente – Cristo. Toda alegria que não tem Cristo como base oscila segundo as circunstancias, mesmo que você tenha uma grande soma de dinheiro, títulos acadêmicos ou beba o “vinho” que o mundo oferece. A alegria que experimentamos no Senhor não é uma sensação transitória, mas é Uma Pessoa Real. A Alegria verdadeira é o próprio Cristo que quer ser recebido pelo homem – até porque ele está acessível a todos.
          Nesse novo ano que se inicia, enquanto o Senhor Jesus não retorna, em vez de murmurar e reclamar nos momentos de dificuldades e de sofrimento que certamente nos acompanharam em 2011 e muito provavelmente não será diferente em 2012 (no mundo tereis aflições, Jo 16:33; por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus, Atos 14:22 ) devemos fazer como Paulo e Silas. No momento mais difícil de suas vidas, presos no cárcere, amarrados no tronco, eles tinham suas liberdade espiritual e cantaram um novo hino ao Senhor (At 16:19-26). Essa passagem foi muito especial para mim em 2011 e sei que irá me fortalecer e confortar muito em 2012. Só Deus sabe o tamanho de minha dor e a luta que tenho travado com o “reino das trevas” que a todo custo quer me fazer calar e me colocar em uma caverna, ou uma terra deserta, sem colheita e despovoada, “Lo-Debar”.Mas o Senhor está fazendo comigo como fez com Mefibosete, estou comendo pão na Casa do Rei. A mesa do Rei Jesus, cobre qualquer tipo de deficiência e nos coloca no mesmo nível. Jesus me tirou de “Lo-Debar” e me colocou em “Jerusalém”, lugar de comunhão, honra, riqueza e alegria. (II Samuel 9:1-13). Aleluia
         Em meio a tanta perseguição e tribulação, estou aprendendo a ter perseverança e, pela perseverança, a experiência e, pela experiência, a esperança (Rm 5:4). Os sofrimentos que estão designados a todo mortal servem para nos mostrar que o Deus de Amor irá nos conduzir para um lugar onde Seus filhos “Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem coisa alguma cairá sobre eles, porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima. (Apocalipse 7:16-17)

       Afirmativa-Chave:
Tudo o que fazemos deve ser para a honra e glória de Deus
  •  Pergunta Padrão:
Em que consiste a eterna vontade de Deus?
Unidos na mesma unção, na esperança da salvação.
Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo(I Tes 5:23)
Itabuna-Bahia 31.12.2011 (2h01min)
[gilvansilva00@hotmail.com; (73) 9191-0910; 8848-3714; 9995-4551]
Siga-me no Twitter: http://twitter.com/Gilvan1973_BA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18