A Edificação do Corpo de Cristo


Ler a Bíblia apenas por ler não traz nenhum beneficio; quando a lemos, colocando em prática seus ensinamentos, exercitando o nosso espírito ganhamos vida (Jo 6:63). Por meio desses Alimentos Semanais, tenho tentando ser instrumento de ajuda para mostrar a direção de Deus e conhecermos mais a Sua Palavra. A leitura desse instrumento e o estudo sistemático da Bíblia despertarão em nós uma maior comunhão com o Senhor e assim desfrutaremos da realidade espiritual que o Senhor tem para cada um de nós. Certa ocasião, o Espírito Santo me disse de forma bem clara: "Deus fará maravilhas quando estivermos na total dependência dEle, como vasos disponíveis, vazios, vasos de honra e sedentos por Sua Eterna Vontade e Palavra"
Nosso desejo é que vocês, amados irmãos do Pequeno Grupo, passem a ter uma vida de leitura normal da Bíblia, passando a amá-la cada vez mais e permitindo que ela seja realidade em nosso viver diário. Dessa forma, por meio de um contato constante e diário com o Criador do Universo, somos levados a viver no Espírito para a gloria do Senhor.
A vontade que muitos cristãos têm em aparecer consiste em alimentar no homem o desejo de se projetar. Interessante é que percebo que o desejo de Satanás não é atrair a glória para si e, sim, desviá-la de Deus. Em um mundo cheio de pessoas procurando o papel principal no grande teatro da vida, Satanás é perito em acender as luzes sobre quem quer que seja, desde que o mundo na olhe para Deus. Nesse grande teatro todos aparecem em seus melhores ângulos, tendo seus defeitos meticulosamente maquiados para que o público não se desencante com as suas falhas. Vestimos sempre nossas melhores roupas, exibimos nossas mais impressionantes aptidões, sempre escondendo a realidade que se esconde nos bastidores da alma.
Cada vez mais, a imagem se distancia da realidade, e a maioria de nós acaba se especializando na arte de representar, na esperança de que um dia possamos nos tornar o que mostramos, ou que o espetáculo nunca acabe.
O que mais me impressiona é que o Senhor Jesus escolheu exatamente o oposto do teatro (Is 53:2). Ele não precisou representar. Foi por meio da humilhação que ele foi exaltado à direita de Deus, a renúncia foi a sua conquista, a dor foi a sua vitória. Autêntico sincero, real. ESSE É O MODELO.
O fato de querer aparecer também se manifesta no consumismo. O errado não é adquirir e, sim, consumir sem restrições, motivados por uma ganância que sempre nos transmite a sensação de não termos o suficiente, quando na verdade temos mais do que o suficiente.
Infelizmente, o acumulo de bens tornou-se o objetivo final da humanidade - o que transmite um ilusório sendo de satisfação pessoal. As pessoas passaram a ser definidas pelo volume de suas contas bancarias...
Toda adoração que se baseia numa ralação de troca é idolatria. Deus não é um negociador de barganhas. A mentalidade consumista pode corromper até mesmo nosso relacionamento com Deus, levando-nos a nos “adorar” a Deus pelos motivos errados.
Pare por um instante e reflita sobre isso. Por que você está fazendo o que está fazendo? Para que você tem dedicado o seu tempo? Qual o verdadeiro propósito de sua vida? Jesus definiu quem somos e qual a nossa missão: (Ef. 2.10)
O apóstolo Paulo levava as pessoas a estar no Espírito e essa tem sido minha tentativa de prática constante. Uma vez que aceitamos o Senhor Jesus, Ele passou a habitar em nosso espírito e devemos permitir que Ele assuma o controle total de nossa alma, mente, vontade e emoção. Precisamos fazer o que agrada a Deus. Quando a Palavra de Deus penetra em todo o nosso ser, nossa alma (mente, vontade e emoção) é preenchida com a Vida Divina e passamos a ser participantes da Natureza Divina, como afirma o apostolo Pedro: “Pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo... (II Pe 1:4)”.
A nossa obra deve ser segundo o que o Senhor nos concedeu, cumprindo cada um o seu chamado. Os doze apóstolos tinham cada um o seu ministério, mas todos tinham o mesmo principio e objetivo – edificar o Corpo de Cristo (Ef 4:11-12). Todos tinham uma única meta: conduzir os novos crentes para que cresçam em vida “com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo. Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”.
Para fazermos a obra do Senhor de maneira eficaz, devemos estar atentos a três pontos fundamentais:
a) Precisamos reconhecer a necessidade local, ou de cada pessoa;
b) Deve ser realizada conforme o encargo que Deus concedeu a cada um de nós, enquanto Seus servos;
c) Tudo deve ser feito conforme a direção do Espírito Santo.

  • Afirmativa-Chave:Deus fará maravilhas quando estivermos na total dependência dEle, como vasos disponíveis, vazios, vasos de honra e sedentos por Sua Eterna Vontade e Palavra.
  • Pergunta Padrão: Qual a nossa meta na Obra do Senhor?
Unidos na mesma unção, na esperança da salvação.
Gilvan Silva Santos, servo do Deus Altíssimo em espírito, alma e corpo (I Tes 5:23)
Itabuna-Bahia 29.01.2012 (7h22min)
[gilvansilva00@hotmail.com; (73) 9191-0910; 8848-3714; 9995-4551]
Siga-me no Twitter: http://twitter.com/Gilvan1973_BA
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18