Ilusões da vida moderna

“Um homem muito rico resolveu viajar”. Então, pegou seu iate e saiu a correr o mundo. Certo dia chegou a uma ilha maravilhosa, cheia de riachos de água cristalina e cachoeiras.
O homem rico começou a andar pela ilha e encontrou um caboclo deitado em uma rede, contemplando aquele imenso mar azul.
Chegou bem perto do caboclo e puxou conversa:
- Como tudo é muito lindo por aqui...Tem muito peixe nesse mar?
- É só jogar a rede e pegar quantos quiser.
-Por que você não pesca? - Pra quê? Eu já pesquei o suficiente.
- Ora, você pesca um montão de peixes e vende.
- Pra quê?
- Com o dinheiro desses peixes você compra uma canoa maior e então você poderá ir a lugares mais profundos e pegará mais e maiores peixes.
- Pra quê?
- Você vai juntando cada vez mais dinheiro, compra cada vez mais barcos, até chegar o dia em que você terá uma indústria de pesca.
- Pra quê?
- Ora meu amigo, você então será um homem rico, terá tudo o que desejar, tudo o que sonhar, poderá comprar um iate como o meu, poderá comprar uma ilha como esta e então ficar o resto da vida descansando, sem preocupações...
- Ou senhor! E o que é que eu estou fazendo agora? Em nossa vida, temos de conhecer os nossos motivos. Verificar o que nos move para o estudo, para o trabalho, para o lazer ou para qualquer outra coisa.
O conselho que o caboclo recebeu, parece pecar contra a Palavra de deus e contra o bom senso. É triste observar que tanta gente trabalha visando ou sonhando com o dia em que não mais precisará trabalhar. Pessoas que sonham com o dia em que já terão cumprido “a pena”. Estarão livres do trabalho.

A segunda falha do conselho é não reconhecer que a Bíblia nos orienta ou nos incentiva a trabalhar também para termos possibilidade de socorrer o necessitado.

Estamos permanentemente sendo empurrados para correr em busca de dinheiro. Em busca de mais dinheiro. É no lar que se inicia, bem cedo, o cultivo do amor ao dinheiro. Em muitos lares, que até se dizem cristãos, aprende-se mais a correr atrás do dinheiro do que a buscar o Senhor “enquanto se pode achar”. Em muitos lares o dinheiro tem tomado o lugar de Deus, e Deus só tem sido procurado para mandar mais dinheiro.

Quando abrimos as comportas da nossa vida para Deus, Ele abre o nosso bolso e a nossa mão pra que sirvamos e abençoemos as pessoas. Ele substitui a nossa ganância por generosidade. Quando deus investiu em nós, enviando seu Filho, Ele tinha propósitos claros a nosso respeito. Quando Deus nos concedeu talentos e dons, Ele esperava alguma coisa de nós. Quando Deus nos salvou, após insistente luta, Deus esperava o raiar de um novo dia em nossa vida. Quando o sol começa a estender os seus raios, retirando da terra o manto escuro da noite, Deus nos está entregando um presente de tantas horas para que nelas registremos nossos pensamentos e nossas ações, como páginas que não se apagam da nossa história de vida. A cada manhã, Deus renova para cada um de nós, as suas misericórdias, abrindo-nos uma nova linha de crédito. Assim nasce cada oportunidade. Oportunidade para perdoar, incentivar, para consolar, para exortar, para estar presente. Oportunidades para que sejamos nada mais do que “sal da terra e luz do mundo”.

Amém!

Pr. Hélio Lourenço da Silva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18