Povo do Reino vê Igreja mudando o mundo

Há uma grande diferença entre ser pessoas do Reino e ser pessoas da Igreja. Esta é a conclusão do teólogo e escritor Howard Snyder. Ele conclui que a Igreja encontra problemas sempre que pensa estar nos negócios da igreja e não nos negócios do Reino.

Um resumo das teorias de Howard Snyder pode ser encontrado no livro `A Liberação da Igreja´, traduzido por Moysés Moraes, mas ainda inédito no Brasil. No livro, o pensador chega a conclusões interessantes sobre a atual situação da igreja de Cristo no mundo e faz uma diferenciação entre povo do Reino e povo da Igreja. Veja as principais idéias de Howard Snyder:

— O povo da igreja cogita sobre como colocar gente na igreja; o povo do Reino pensa sobre como colocar a igreja no mundo. O povo da igreja se preocupa com o fato de que o mundo possa mudar a igreja; o povo do Reino vê a Igreja mudando o mundo.

Se a Igreja tem hoje uma grande necessidade é esta: ser libertada para o Reino de Deus, ser libertada dela mesma, daquilo em que se tornou, a fim de ser ela mesma, para aquilo a que Deus a designou. A Igreja precisa ser livre para participar plenamente na economia de Deus.

Talvez o maior texto para a Igreja hoje seja Mateus 6.33: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". No Sermão da Montanha, "estas coisas" eram comida e roupa - as coisas materiais atrás das quais corre o mundo. Vocês, diz Jesus, devem buscar coisas mais elevadas: o Reino de Deus e sua justiça.

Mais tarde, Jesus disse aos seus discípulos que deveriam centralizar-se nos famintos e sedentos, nos refugiados, nos doentes, nos nus, nos prisioneiros, e não na sua própria nutrição e auto-proteção (Mt 25.31-46). Tais são as preocupações do Reino. Minha esperança é que a igreja hoje possa tornar-se livre para tais preocupações.


Cristianismo Hoje
www.jornalhoje.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18