De fé em fé, de toque em toque


Existem cegueiras muito mais complexas que a física. Estar cego na compreensão bíblica possui duas conotações, quais sejam: a primeira é a cegueira física. Esta Jesus pode curar e, em alguns casos, é a mais fácil das cegueiras a ser curada; a segunda, é a cegueira que nos deixa sem rumo diante da vida.É aquela que não dos deixa ver a vida com todas as possibilidades que ela nos pode oferecer, nos tira o poder de sonhar e realizar tais sonhos. Estar sem rumo é não saber o que se é , o que se faz aqui e o que esperar de uma vida futura.

O texto nos relata a cura de um cego . Tal cura se deu em dois momentos . O primeiro momento relata que Jesus o tocou e sua escuridão foi sendo transformada em luz. O evangelho começou a chegar em suas retinas e aquele homem começou a experimentar o milagre da conversão em Jesus. Os seus olhos antes habitados pela escuridão agora já se permitiam ao entrar de raios luminosos dando a impressão de que as coisas começavam a clarear.

Assim acontece na nossa vida. Ao encontrarmos Jesus tudo começa a tomar sentido. A luz do evangelho começa a habitar nossa retina numa poderosa transformação de paradigma , de começar a enxergar a vida com mais amplitude e ver que a luz de Jesus começa a iluminar nosso pequeno entendimento sobre a nossa existência.

Passado este primeiro momento , Jesus pergunta ao homem o que ele vê. A resposta do homem é de que ele enxerga, mas vê as coisas difusamente, meio que de maneira opaca, sem as definições reais da vida. Sua visão acerca do mundo ainda comportava pré – conceitos, pré-compreensões que Jesus de Nazaré ainda teria que retirar de sua existência. É o caso daquele crente que é muito piedoso, mas possui um machismo terrível para com sua esposa ; aquele irmão que ora e faz jejum mas que não consegue deixar de falar da vida dos outros. Nestas pessoas Jesus tem que tocar de novo. O evangelho nessas vidas ainda não conseguiu atingir o profundo do ser das pessoas. Ainda habita as periferias , dando – lhes uma fé instável e fraca.

A fé que Jesus quer implantar em nossos corações nos faz ter uma posição de questionamento diante da nossa existência. Devemos estar eternamente insatisfeitos com o nosso ser, fazendo de nossos pré- conceitos refugo diante da beleza do evangelho. O Senhor Jesus deve nos tocar novamente para que nossas mentes se livrem das mediocridades de uma humanidade depauperada e pecaminosa.

Que Jesus , o nosso Senhor , esteja tocando em nós diariamente . E que o Seu evangelho faça em nós o que fez com o cego de Betsaida, dando-nos uma visão correta acerca da vida , acerca da nossa existência , enfim , de tudo aquilo que Deus nos reservou para sermos .É o que eu desejo a você em Nome do Senhor Jesus.

Em Cristo, Hugo Júnior

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18