Igreja Católica estimula fiéis a protestar contra corrupção


No feriado de 12 de outubro, líderes da Igreja Católica discursaram contra a corrupção e usaram a data religiosa para incentivar os fiéis a participar das manifestações realizadas ontem em diversas cidades do país.
O tema marcou as falas dos cardeais dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, e dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB (Conferência da Nacional dos Bispos do Brasil).


Eles criticaram os políticos e disseram que a sociedade deve se mobilizar e fiscalizar o uso do dinheiro público.
Na igreja de São Luiz Gonzaga, em Pirituba (zona norte de SP), dom Odilo elogiou os protestos e disse que a corrupção "está em toda parte, afligindo o povo brasileiro".
"Quando não somos mais capazes de reagir e nos indignar diante da corrupção, é porque nosso senso ético também ficou corrompidoº, afirmou, em sermão. ªQuando o povo começa a se manifestar, a coisa melhora. É isso que precisa acontecer."
Depois de chamar o rio Tietê de "rio da morte" e "esgoto a céu aberto", o cardeal comparou a situação de suas águas aos desvios na política. "A corrupção é como a água suja do Tietê. Não gera vida, não é coisa boa", disse.
Em seguida, ele pediu à santa que "interceda por todos os responsáveis pelo governo". "Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil. Queremos que o Brasil melhore, que seja um país mais digno e decente."
Na Basílica de Aparecida, o presidente da CNBB disse, em entrevista após a missa solene, que a entidade defende os atos contra a corrupção.
"Nós sabemos de manifestações organizadas por redes sociais e defendemos que a população deve acompanhar os nossos homens públicos, sejam do Executivo ou do Legislativo", afirmou dom Raymundo Damasceno.
"Quando há denúncias de corrupção, que sejam investigadas, [que se investigue] se há responsáveis ou não."
O arcebispo criticou os debates sobre a reforma política na Câmara e no Senado. "Parece que está se discutindo no Congresso mais uma reforma eleitoral do que uma reforma política propriamente dita", disse.  Informações da Folha.com
jovensqueoram.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18