IRMÃO VOTA EM IRMÃO!



Era eu adolescente quando li essa frase. Se não me engano foi um escritor evangélico Campinense (Campina Grande- PB) que escreveu um livro sobre esse tema. Nunca parei para analisar essa sugestão porém ultimamente tenho recebido vários emails dando sugestões de que os evangélicos devem votar em evangélicos. Inclusive um email escrito por uma líder evangélica brasileira corre pela net nos aconselhando a isso.
Nada contra. Porém é bom notarmos que o voto deve ser bem consciente: por isso, defendo o ponto de vista de que o mesmo deveria ser voluntário, ou seja, vota em quem quer. Assim sendo só sairia para votar quem estivesse mesmo interessado em política e conhecesse bem as propostas e folha corrida do seu candidato.
Particularmente não estou totalmente de acordo com a frase: " IRMÃO VOTA EM IRMÃO". Devemos votar em alguém que tenha boas propostas, que já demonstrou que leva boa vontade para pô-lás em prática e não somente por bonitos discursos.
Seria ótimo que todos os que estivessem hoje no poder fossem temerosos de Deus e fizessem o correto. Porém a história nos mostra que isso nunca aconteceu e creio que não acontecerá. Não é negativismo... vivemos em um mundo onde o nosso grande inimigo tem uma grande esfera de atuação e tudo que faz é para perturbar a paz de espírito que deve acompanhar os humanos.
Parto do ponto de vista de termos uma igreja comprometida com as verdades bíblicas para termos um pais forte e não o contrario: de pormos um líder evangélico forte no poder para termos um pais transformado. Ate porque não foi essa a missão que Jesus entregou a Igreja na terra. Quando ele Jesus esteve entre nós o quadro político não era tão diferente do que é hoje. O Império Romano dominava o mundo com seus imperadores. Havia no cerne de Israel, Herodes e muitos governadores como Poncio Pilatos, homens corruptos e malvados. Israel gemia esperando sua redenção política, não espiritual; porém, Jesus insistia com sua mensagem de alerta de que primeiro tem que vir a libertação espiritual e logo o alivio natural. Digo alivio pois aqui na terra nunca teremos paz perfeita ate que tudo seja restaurado. Ele, Jesus, ressuscitou com poder e glória e no mesmo ato de ressurreição encontrou ainda os seus discípulos com os mesmos pensamentos arcaicos e por isso lhe fazem a pergunta final: Atos 1.6-8 - Então os que estavam reunidos com Ele lhes perguntaram: Senhor, e agora quando vais restaurar o Reino a Israel? Ao final do texto Jesus nos dá uma explicação muito exata de nossa missão aqui na terra hoje: Porém, quando venha o Espírito Santo (Consolador) sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas... para isso fomos chamados: para sermos testemunhas... Veja que no antigo testamento os grandes homens de Deus profetas e sacerdotes quase nunca assumiram poder terrenal, porém, tinham ousadia para irem diante das autoridades ímpias do seu tempo no poder do Espírito Santo e mudarem situações.
O que a bíblia nos ensina na carta de Paulo a Timóteo é que oremos pelas autoridades constituídas e a obedeçamos. Outra coisa que tem, que está bem clara é que hoje, todavia, não é o período da Igreja em reinar plenamente na terra acoplando o poder terrenal. Toda vez que a Igreja em áreas geográficas isoladas no mundo tenta por isso em prática sai decepcionada. Agora em parte é o tempo do governo dos homens e infelizmente a maioria que governa é ímpia. Porém, Deus espera que a Igreja faça a sua parte e cumpra a grande comissão. "INDO POR TODO O MUNDO ANUNCIANDO O EVANGELHO A TODA CRIATURA." E isso fazemos bem pouco. A história contemporânea nos ensina que tanto na América como na Europa nos períodos dos grandes avivamentos Deus não se ocupou em por homens avivalistas para ocupar cargos no poder político. Porém levantou homens como Moody, Finney e Wesley para queimar o mundo com a pregação da Palavra.
Se Deus poe alguém temeroso dele no poder amém. Porém essa não deve ser a visão principal da Igreja. Até porque no nosso querido Brasil está provado que isso não tem dado certo. Muitos dos evangélicos que temos posto no poder humano não têm sido de boa referência.
Faz uns 25 anos quando pastoreava em Recife ( Boa Viagem) tomei um ônibus e mais que de repente entrou um cidadão bem comum ao meu lado com um saco de mandioca. Olhou para mim e perguntou o que estava escrito no painel do ônibus e eu li para ele: "Fale com o motorista só o indispensável - 42 e duas pessoas sentadas etc... Vi que não sabia ler. Nesse mesmo instante passava ao nosso lado um carro de som fazendo propaganda de candidatos políticos. Nunca vou esquecer era a campanha que envolvia o Dr. Miguel Arraes que foi governador de Pernambuco por três períodos e o Dr. José Mucio Monteiro ao governo pernambucano. Eu me virei ao homem ao meu lado e lhe perguntei: Quem você crê que ganha essas eleições em Pernambuco esse ano? Ele olhou bem dentro dos meus olhos e disse-me: " Jovem! (naquela época eu era jovem com 28 anos de idade). Está escrito em Isaias 9.6. Um menino nos nasceu, um filho se nos deu e o governo está sobre os seus ombros... logo se o governo está sobre os ombros dEle; só ganha quem ele quiser". Eu fiquei calado e um pouco envergonhado, porém, mais adiante antes que descesse daquele ônibus, eu me identifiquei como ministro do evangelho e lhe agradeci por aquela grande lição.
Finalmente, esse é o nosso dever: Orar, pedir direção a Deus e votar no candidato que ele nos indicar de uma maneira consciente... Porém, devemos estar bem claros de que nossa missão principal nesse momento não é a de implantarmos um governo terrenal; ainda que dele participemos de alguma maneira. E se Deus quiser levantar por seu poder alguém do nosso meio para governar por um período; nada contra. Porém, não vamos radicalizar. Em época de eleição o espírito do medo corre mui rápido em meio ao povo e criamos muitas situações psicológicas negativas que não concretizam-se. Nós, os evangélicos, não devemos nos intimidar pois nosso Deus tem o controle.
Veja o barbudo (Lula) entrou no governou e não foi um sapo como dizia o ex-governador gaúcho e carioca Leonel Brizola. Na verdade fomos mui bem governados dentro do possível que coube a ele. Ainda falta? Claro que falta, tem muita coisa feia acontecendo. Porém, não desanimemos, continuemos com nossa missão de interceder e declarar vitória. Se vem agora uma que foi ex-guerrilheira (Dilma) como dizem alguns, não importa; se a Igreja ora e atua com sabedoria ela vai ser hoje uma guerrilheira diferente pois o tempo também nos molda. Tenho acompanhado o trabalho da ex-ministra Dilma através dos meios de comunicações, mesmo distante do Brasil e tenho visto bons resultados. Para mim ela no momento é a pessoa que mais reúne condições para levar a cabo o projeto administrativo que começou o Presidente Lula. Quanto à sua vida espiritual o que temos que fazer é orarmos incessantemente por ela para que um dia receba o toque do divino assim como recebeu dentro do PT, um dia, a ex-ministra Marina Silva, pois nosso Deus ama a todos sem acepção de pessoas.
Nós que vivemos fora do nosso querido Brasil sabemos que Deus tem grandes planos para com nossa nação. E não esqueça: a Igreja é burilada, infelizmente, quando é mais apertada; na bonança ela tende a acomodar-se isso já está provado na historia. Infelizmente é assim
Pr. Elcio Nunes Houston- Texas www.iglesiahispanabethel.com agosto - 2010

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18