Sociedade Bíblica lembra bicentenário do nascimento de Braille

Concerto do Allegro Coral e Orquestra, nesta capital, abriu, no domingo 23, as comemorações preparadas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) pelo bicentenário de nascimento de Louis Braille, o criador do sistema de leitura e escrita por pontos em relevo utilizadas por pessoas portadoras de deficiência visual.

A SBB produz e distribui, desde 2002, a Bíblia Sagrada em Braille na língua portuguesa, gratuitamente para os cadastrados no Programa Inclusão do Deficiente Visual. Atualmente, mais de 2,5 mil pessoas participam do programa.

Uma série de seis palestras mensais, com início na quarta-feira, 26 de agosto, sobre “A produção do livro em Braille”, integra a comemoração da SBB sobre os 200 anos de nascimento do inventor francês.

Louis Braille nasceu no dia 4 de janeiro de 1809, na cidade francesa de Coupyray, pequena aldeia a leste de Paris. Após acidentar-se na oficina de seu pai, Louis ficou cego aos 3 anos de idade. Em 1825, Louis apresentou a primeira versão do sistema de leitura e escrita com pontos em relevo.

O sistema de Braille permite a formação de 63 caracteres que representam as letras do alfabeto, números, símbolos aritméticos, fonética e musicografia. A escrita que desenvolveu é baseada na combinação de seis pontos, dispostos em duas colunas de três pontos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18