Todo carnaval tem seu fim

REVERENDO NILDO GOMES

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos12.2)

O Brasil é conhecido como o país dos contrastes. E não é para menos. São milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza, e uma minoria quase insignificante que detém a maior parte da renda.

No entanto, essas diferenças parecem desaparecer numa determinada época do ano: o carnaval. O carnaval é o contraste dos contrastes. E não pensem que é alguma forma de magia, ou que ele possui uma beleza tão ofuscante que é capaz de dizimar a tal vergonhosa diferença social, o contraste absurdo. Não!

Trata-se na verdade de uma simples fantasia, uma doce ilusão, que ao final de quatro dias (muitos mais, no caso da Bahia), mostra-se uma amarga realidade. Pessoas há que vendem bens, empenham valores, fazem empréstimos, ou gastam todas as suas economias para poder desfrutar o carnaval.

E, não faltam opções, desde as vagas nas escolas de samba, as fantasias para pular na rua, os trios elétricos, os bailes fechados... Tudo vale.

O saldo desses dias é lamentável. Varias pessoas contaminadas por doenças sexualmente transmissíveis, mulheres adultas e adolescentes grávidas, assaltos, mortes, crimes de todos os tipos, sem falar dos casos de overdose.

Um triste padrão do mundo, que trás não apenas dor, mas prejuízos emocionais e materiais, às vezes irreparáveis.

Contudo, ainda há uma Esperança. Para aqueles que crêem em Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas, essa época é também uma época de oportunidades. Podemos dedicar um tempo especial para orar ao Senhor e pedir por nossas próprias vidas, para agradecer por sermos libertos, e principalmente interceder por aqueles que amamos e que estarão mergulhados por completo nessa festa.

Podemos recusar os banquetes do carnaval, e “provarmos da boa e agradável vontade de Deus”. Podemos mostrar que somos Luz no mundo, e ajudar as pessoas a não se amoldarem aos padrões errados desse sistema corrompido chamado “mundo”. Podemos levar-lhes a Palavra da Vida, mostrar o Deus que salva e renova nossa mente.

Esse é nosso desafio para esse tempo. Esse pode ser o começo da diminuição das vergonhosas diferenças entre os seres humanos.

Deus te abençoe!

Rev. Nildo Gomes
Igreja Batista em Vale Encantado
Vila Velha - ES
Colaborador do Portal Getsêmani
Fonte: www.getsemani.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18