UM SOPRO DE VIDA: A respeito de Pentecostes

“Disse-me o Senhor: Profetiza a estes ossos e dize-lhes:Ossos secos, ouvi a Palavra do Senhor.” (Ezequiel 37.4)

A primeira etapa...

1 - A Palavra é dirigida aos ossos: vss 4-7

Deus ordena a Ezequiel que profetize aos ossos dizendo: “Ossos! Ouçam...” Vemos que é uma convocação a pessoas sem vida. Um grito de ânimo. É preciso ouvir! Porém, afogados que estamos em nossas ambições, não podemos ouvir o chamado legitimo de Deus, não podemos ouvir a Sua Palavra e, por isso, quando se ouve entende-se equivocadamente como um chamado a riqueza, ao poder, ao individualismo...mas são “ossos secos”, porque quem vive de forma distorcida a verdade do evangelho, na verdade, não vive. “Perde-se a vida quando não mais flutuamos ao sabor da bondade de Deus” (Rubem Alves). O chamado de Ezequiel é para que o corpo, a carne volte a compor os ossos. Corpo é sinal de dignidade, de beleza divina, é o visível para ser cuidado, é o viver de forma comunitária. Um corpo sozinho é a individualidade dada por Deus, mas o corpo junto a outros corpos é comunidade sonhada por Deus. Não há expressão de amor em uma pessoa que possa ser revelada sem a presença de outro.

Tão valoroso é o corpo que Deus, que é espírito, assumiu o corpo para falar de amor. O corpo reflete a multidão de sentimentos. Por isso, primeiro, o profeta diz: Ossos secos, ouçam a Palavra do Senhor: “Eis que vivereis! Farei crescer carne em vós!” Não serão apenas ossos, mas serão corpos novamente...não serão fantasmas, existirão novamente, serão pessoas!

E o primeiro sinal da profecia de Deus é o barulho dos ossos batendo...movimento! Um corpo em movimento...rumor e animação. Foi quebrado o silêncio da morte...passaram a existir quando já não estavam mais silenciosos...este gesto simboliza que somos chamados a fazermos o movimento pela vida, a fazermos os rumores... Israel cativa, escrava, silenciosa e desanimada não ficaria assim para sempre...teria movimento, teria o som da vida...corpos unidos para mudança,...povo de Deus é um povo preparado sempre para marchar e transformar, a abrir a boca e alterar uma realidade de escravidão. Para isso, é preciso ouvir o chamado, e não ser mais “ossos secos, sem vida”, mas corpos preparados para movimento e instrumentos de Deus, para a mudança e para demonstrar o amor.

O ser humano vive necessariamente em seu corpo, mas é mais do que seu corpo. E o profeta faz a revelação da...

...Segunda etapa da profecia...

2 - A Palavra é dirigida ao espírito: vss9-10

Em Gênesis, Deus soprou o espírito para que o ser humano vivesse. Ezequiel invoca o mesmo espírito, o mesmo vento criador (ruah)...o Espírito vivificador! Vejo esse “vento” simplesmente como a Graça de Deus! É o que dá vida, é o que dá inspiração e coragem...é o que faz o corpo mover, lutar...é o que faz o ser pensar, criar,... é o que faz a alma transbordar em sentimentos únicos... é o que nos faz sonhar com o possível e com o impossível . O corpo recriado recebe a inspiração divina e caminha novamente. Esse vento traz o significado de “ar em movimento”. Como Jesus disse a Nicodemos na escuridão da noite... “o Espírito, o vento sopra onde quer, em quem ele quer”... O vento misterioso, que traz vida onde antes havia somente um vale de ossos secos. Faz o corpo caminhar rumo a um horizonte a ser conquistado. É a força da ressurreição!

A partir da inspiração do Espírito, volta a nascer a esperança...a escravidão dos corpos não é capaz de conter um espírito sonhador, porque a partir da aptidão de sonhar, a conquista da liberdade ganha um passo enorme para se concretizar. O que “vem dos quatro ventos” é que sopra aos nossos ouvidos a verdade de Deus, verdade do reino de Justiça. É disposição de mente e atitude. E Ezequiel nos faz assistir ao milagre do espírito que vivifica. “O espírito entrou e eles viveram”. Viveram para vida! Pode parecer estranho, mas é assim: Viver para a Vida! O Espírito de Deus nos abre os olhos para enxergarmos a sua existência...pois ele, o Espírito, está na criação...

Um re-nascimento de verdade é o que nos proporciona a profecia de Ezequiel. São as Palavras de Deus que nos sussurra: “Não somos feitos apenas de carne, ossos, sangue. Mas somos os nossos desejos, as nostalgias, o amor que passa por essa carne, pelo sopro maravilhoso de um vento” que passeia pelo mundo e nos convida para um novo viver... “Quem é nascido da carne é carne, mas quem é nascido do espírito é espírito...por isso é necessário nascer de novo”. De um vale de ossos secos pode sim re-nascer a vida...de uma multidão perdida em seus problemas e egoísmos pode sim brotar uma multidão de homens e mulheres dispostos a serem o diferencial a partir do mover do Vento Impetuoso de Deus. Então, quando da morte brota a vida sabemos quem é o Deus a quem adoramos e amamos.

Pr. Antonio Carlos S. dos Santos/Altamira-PA

Fonte: www.metodista.org.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18