Profª Olga Ribeiro Silva "Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos" (Salmo 116.15)

Open in new window
 Profª Olga Ribeiro Silva (30/08/1929 + 18/07/2011)   
Nasceu em 30 de agosto de 1929, em Vitória da Conquista (BA), filha de Firmino Silva e Arany Ribeiro Silva, foi a terceira de uma geração de 11 filhos. Cedo mostrou suas tendências musicais aplicadas no ministério eclesiástico de seu pai, Pr. Firmino Silva. Aos 11 anos de idade, teve sua primeira atuação como regente, quando teve de substituir o regente do coro de sua igreja. Olga sempre teve íntima relação com a música e um grande amor à educação musical; adolescente, já dava aulas de música às crianças amigas e vizinhas de onde morava. 

Durante seus estudos de música em João Pessoa (PB), sempre se destacou como notável aluna, o que lhe rendeu vários benefícios como, por exemplo, a bolsa de estudos pelo Governo do Estado da Paraíba. A primeira delas foi para estudar no Rio de Janeiro, cursar Canto Orfeônico, na Classe do célebre Heitor Villa-Lobos; estudou também com o renomado Educador Musical Gazzí de Sá, na Escola de Música Nacional de Canto Orfeônico. Ao concluir seu curso, voltou em retribuição e serviu na Educação na Paraíba por cinco anos. Em 1960, partiu para Recife (PE), onde fundou o Curso de Música Sacra no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), criando o Coro de alunos que, logo depois, se tornou conhecido como o Coro Sinfônico do STBNB. Na mesma instituição, ganhou mais uma bolsa de estudos para cursar o Mestrado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista de New Orleans (EUA), onde passou três anos e meio.

Uma das suas gratas lembranças foi ter feito o urso de Órgão de Tubos. Entretanto, seu amor ao país de origem não lhe permitiu passar mais tempo, logo voltou ao Brasil, em 1966, retomando suas aulas no STBNB, em Recife, onde serviu até 1975. Nesse período, também ministrou aulas no Seminário Betel Brasileiro, em João Pessoa.

Ela sempre teve plena convicção e felicidade no exercício da sua vocação, afirmando: “Nunca tive dúvidas nem arrependimento quanto ao meu chamado ministerial”. Sua vasta experiência expressa dois aspectos relevantes: a regência coral e congregacional, como também a musicalização infantil, que tem deixado frutos evidentes em várias gerações de músicos por onde passou. 

Em 1976, Olga Ribeiro foi para Goiânia, quando assumiu o Ministério de Música da Primeira Igreja Batista em Goiânia, onde passou 15 anos e fundou a Escola de Música Sacra de Goiânia (EMUSG), que existe até hoje. Posteriormente, veio a Itabuna com semelhante missão e, ao mesmo tempo, marcar uma época que se primava pela organização e qualidade espiritual e técnica do serviço musical nas igrejas.

Chegou a Itabuna em julho de 1988. Dias depois, fundou, no dia 8 de agosto de 1988, a Escola de Música Sacra de Itabuna (EMUSITA), como Órgão de Extensão do Ministério de Música da Igreja Batista Teosópolis. Alvo alcançado brilhantemente através do serviço prestado às diversas igrejas de Itabuna e de algumas cidades vizinhas, como Ubaitaba, Buerarema, Ilhéus, dentre outras, que montavam equipes e grupos que se deslocavam para estudar na EMUSITA. Contava-se com uma equipe devidamente habilitada e bem orientada para essa causa.

Quanto à Profª Olga, sua vida foi pautada na missão de servir ao Senhor através do ministério musical, ensinando, orientando, treinando pessoas que se tornam novos líderes de música nas igrejas, regentes, cantores e pianistas. A marca registrada do seu trabalho é o amor e o altruísmo com os quais se envolve no ensino da música, descobrindo talentos diversos, estimulando-os e incentivando-os a persistirem na conquista da música e na prática do serviço cristão, dedicando ao Senhor as primícias na vida e na música.



Profº Cláudio Cerqueira Mendes
Ministro de Música da IB Teosópolis/Itabuna



www.batista.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18