Quem é você?

Quem é você?
E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo:“Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” Mateus 16.13.

A humanidade vive uma crise de identidade, as pessoas não sabem nem mesmo quem são. Na Palavra de Deus vemos que Jesus tinha a preocupação de deixar claro quem Ele era. Mateus 16-16-17.
Os filhos estão sempre em busca do que verdadeiramente são. Geralmente os pais querem que seus filhos sigam os seus passos, ou sejam o que eles não foram. Esse tipo de situação gera conflitos internos terríveis na vida de adolescentes e jovens, podendo estender-se a vida adulta.

No texto, a pergunta de Jesus é muito clara. No deserto o povo adorou um bezerro de ouro e faziam oferendas a ele. Em Atos dos Apóstolos, começaram a adorar uma deusa, chamada Diana. Eles gritavam:“Grande é a Diana dos Efésios.” At 19.34.

Muitas pessoas não sabem quem é o Senhor Jesus, tão pouco que Ele é o único Senhor e Salvador. Por isso Jesus perguntou: para vocês quem eu sou? Jesus importava-se com o que os discípulos pensavam a seu respeito.

A opinião da igreja, no tocante ao pastor é o que vale. As pessoas lá fora, podem ver o pastor de uma forma, mas o importante é como a igreja vê o pastor. Por quê? Porque o que realmente importa é a opinião de quem conhece você e convive com você. Pare de preocupar-se com as opiniões alheias.

Há anos atrás, comprei um Corolla preto 0 km. Viajo muito, e deixei o Corolla em casa. A igreja estava em construção e não queria que as pessoas ficassem pensando e cogitando coisas a meu respeito. O carro ficou parado por três meses. Certo dia quando cheguei perto do carro, ele estava cheio de formiga. Eu havia deixado o carro em cima da grama, e as formigas tomaram conta dele.

Nesse episódio o Senhor falou comigo claramente: “Você não desfruta do carro que te dei, com medo do que as pessoas irão falar, então as formigas estão tomando conta dele.”

Vivemos num mundo tão deturpado em seus conceitos, decorrente da crise de identidade, que as pessoas vivem, que elas tomam o certo por errado e o errado por certo. Divorciam-se em 24h, sem precisar de advogado. Leis são aprovadas, inclusive com beneficio do INSS, para mudança de sexo e somos nós quem pagamos através dos impostos. Professores são agredidos por seus alunos e a situação fica por isso mesmo. Mulheres que chamam seus maridos de “banana” e acham lindo. Homens que pensam que suas mulheres são escravas do lar e do sexo. Vivemos uma completa inversão de valores.

Deus enviou Moisés para ir adiante do povo de Israel. Moisés dizia:“Quem sou eu? Mande Arão, não sei nem falar.” Até que ele foi e as coisas aconteceram. Não pegue suas responsabilidades e passe para os outros. Descubra quem você é em Cristo e faça aquilo que o Senhor mandou você fazer.

Homem, você é o sacerdote do lar. Assuma suas responsabilidades, seja presente, não se omita, seja o exemplo de pai, marido e homem de Deus. Não deixe que seu filho coloque o dedo na sua cara, não seja omisso. Estamos num tempo em que os filhos conhecem seus direitos, mas não sabem seus deveres.

Exemplos bíblicos de pessoas que não sabia quem eram?

Saul – ele não tinha consciência da sua posição. Davi representava para ele uma ameaça e ele perdeu a consciência de que era rei, querendo assumir a tarefa de um sacerdote.

Uzias – era rei e também quis ser sacerdote. Ref: II Cr 26.16.

Absalão – queria o lugar do pai dele. O final de sua história foi a morte. Ref: II Sm 15.1-2.

Salomão – encheu o palácio de mulheres. Imagine milhares de mulheres, fazendo exigências.
Ref: I Reis 11.3.

Sansão, Caim e o próprio satanás,que era um anjo e sismou de querer ser igual a Deus. Ref: Isaías 14.12-14.

Um exemplo de quem sabia quem era
Maria. Certa vez Jesus pregava e sua mãe e irmãos chegaram.

Ele foi interrompido para ser informado que sua mãe e irmãos estavam do lado de fora.

Ele então disse: “Minha mãe e irmãos são os que seguem a vontade de meu pai.” Maria sabia quem ela era. Nas bodas de
Caná, ela disse: “Fazei tudo que ele vos disser.” Ref: João 2.5.

Os católicos, são pessoas maravilhosas e adoram Maria porque não sabem quem é Jesus.
A própria mãe do salvador disse: “A minha alma engrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu salvador.”
Se as pessoas soubessem que todo poder foi dado a Jesus, parariam de fazer pedidos para São Onofre, São Cristovão e etc.

Eu sei quem sou em Cristo e sei que para que fui chamado. Não sei fazer outra coisa a não ser pastorear. Jesus sabia quem Ele era, Maria também e você, sabe quem é?

Pr. Jorge Linhares
Mensagem ministrada no Templo da Igreja Batista Getsêmani

Edição: Renata G. Santana
Comunicação Getsêmani
Fonte: i.GETSEMANI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A UNIÃO ENTRE OS IRMÃOS

Evangélicos praticam o nudismo “sem culpa” em praias brasileiras

Mateus 6:16-18